SIMPLICIDADE DA PRÁTICA ESPÍRITA. (Reminiscências).

Normalmente nos acordamos cedo, e em muitas ocasiões, aproveitamos para redigir alguns trabalhos para o site, isto o fazemos a cerca de dois anos; quando num desafia iniciamos nossa inclusão digital aos 65 anos. *

Este fato se deu, por incentivo de nosso genro Silvan, cujo o seu trabalho é ligado a área de informática, em custos de grandes projetos.

Embora sendo jovem, há um pouco mais de dois anos, passou por uma séria cirurgia cardiovascular, e ficou vários meses em recuperação.

E, em certa ocasião, acessou o endereço eletrônico de nossa instituição, encontrou somente uma escala de trabalhos; do mês anterior, deste fato surgiu à ideia de iniciarmos um site de mensagens espiritas.

Na ocasião comentei com ele que não poderia fazer em nome da instituição, pois não tinha autorização para isto, mas que em nosso próprio nome e com a colaboração de mais alguns confrades; aceitemos o desafio de levarmos a Mensagem Espírita em temas Diversificados; onde o objetivo maior é levar esta Mensagem aos que não são espíritas...

Este preâmbulo desta carta aberta, é para externar algumas reminiscências nossas na Pratica Espírita, que nesta instituição está próximo de cinco décadas, muito embora sabemos de antemão que antiguidade não é sinônimo de qualidade, pois uma das máximas de nosso Codificador é que

“O verdadeiro espírita se reconhece pela sua transformação moral”.

Dentro de nossas possibilidades sempre procuramos dar nossa contribuição; durante muitos anos na Evangelização, com destaque ao setor de mocidade, juntamente com o Prof. Reinaldo e o companheiro Celso Carneiro, nos dedicamos com afinco durante longos anos.

O Atendimento Fraterno, contou com nossa contribuição por mais de duas décadas, onde com a sra. Myra, sra, Deise – ambas já desencarnadas - sr. Manoel Rúbia, Prof. Reinaldo, sra. Marli, sr. Sebastião, e o sr. Valdir, - que mais tarde veio a mudar-se Curitiba.- nas gestões do companheiro Antonio Ferreira, como é natural, foram agregados novos colaboradores, a esta importante atividade da Casa, pois para muitos o Atendimento Fraterno, é a porta de entrada da Casa Espírita. Passamos a ter um pouco de dificuldade de desempenhar nosso trabalho habitual, juntamente com o Prof. Reinaldo, havendo ocasiões de dificuldade de conseguir a própria sala, para o exercício das atividades. Com certeza nada acontecia com este propósito, mas talvez pela falta de salas... Resolvemos, juntamente com Prof.Reinaldo e o sr. Sebastião. nos afastar.

Grupo Mediúnico a que pertencemos é um dos mais antigos da casa, onde a direção sempre fora feita pelo Prof. Reinaldo, em mais de duas décadas, cabendo a nos na sua ausência dar nossos modestos préstimos.

O nosso dirigente, por carta solicitou o afastamento de suas atividades de terça e quarta feita, - todavia, se predispôs a atender aos domingos, como não havia indicação de pessoas para o Atendimento Fraterno, acabou desistindo de oferecer seus préstimos... - com sua saída, houve uma nítida queda de participantes; neste meio tempo o grupo foi determinado a mudar de sala, e o novo dirigente dos trabalhos, designado pela Comissão Doutrinária, o sr. Euclides, - competente, e em total condições de desempenhar esta tarefa.-isto veio a ser comunicado pela então sr. Presidente sr. Antonio Ferreira, de viva foz, o grupo não aceitou, achando que nos deveríamos dirigí-los, esta decisão do grupo não foi respeitada pela Diretoria.

De minha parte, sutilmente, passei a dar a direção do grupo ao companheiro Euclides, pessoa extremamente preparada para isto e sempre conseguimos trabalhar em plena harmonia e entendimento.

Relutamos mais aceitamos a mudança de sala, - até hoje não entendemos o real motivo. -com a saída do Prof. Reinaldo, - cuja metodologia de trabalho deveria ser imitada, pois dava consolo aqueles que atendia no Atendimento Fraterno,- o mesmo seleciona alguns para participarem de três trabalhos mediúnicos.- pais desesperados com a repentina partida de filhos,ou de esposos ou esposas, que buscavam um lenitivo para suas dores morais, isto para muitos foi encontrado; ao participarem do trabalho mediúnico, muitos encontraram a mensagem que a vida continua com a comprovada presença e provas da realidade da vida espiritual; “o telefone do além, no dizer de Francisco Candido Xavier,- toca de lá para cá, e não daqui para lá... Mas em inúmeras ocasiões, o fato se deu para dar o consolo para aqueles que já não tinham lágrimas para chorar...-

Esta prática foi para nos vedada. Com o afastamento deste nosso notável dirigente, o grupo decresceu: na ocasião em que deu sua carta solicitando seu afastamento de suas atividades, por motivos particulares, não houve nenhuma resposta por parte da Diretoria, como por exemplo, que ele reconsiderasse sua atitude, pois seu trabalho era extremamente valioso, perante aqueles que o procuravam para uma palavra fraterna e amiga. Onde está à solidariedade para aquele que durante longos anos deu muito de si em prol da causa espírita?

Na mesma ocasião, remetemos uma longa carta, em que argumentávamos que deveriam ter uma tolerância de 5 a dez minutos, com aqueles que por motivos imprevistos retardavam sua chegada, dei o exemplo do Dr. Luciano, que vindo de seu trabalho médico da Fazenda Rio Grande, chegando com menos de 5 minutos, encontra o portão fechado, teve que voltar pois o sr. Aroldo tem ordens expressas de não abrir o portão após as 20:00. Onde está a tolerância e caridade para com o nosso próximo?

Até hoje não obtive uma resposta por escrito de minha correspondência, que argumentasse a razão de tanta intransigência...

Esta última decisão de se fazer um intercâmbio total dos membros dos grupos, nos deixou envolvidos por diversas reflexões; se havia seis grupos e se queriam unificar em cinco, não seria menos polêmico se dissolvesse 1 grupo com menos participantes e somar-se a outros já existentes?

Há algum tempo, foi requisitado do nosso grupo a sra. Adriana e a sra. Carmem, que foram somar a outro grupo que necessitavam de suas participações...Não reclamamos e aceitamos com naturalidade.

Particularmente vejo com ressalvas as necessidades destas mudanças, visto que em nosso núcleo de trabalho, estamos a mais de vinte anos trabalhando juntos, criando um laço de afetividade, com ideais de sermos cada vez mais os instrumentos adequados dos dois planos, para ajudar aqueles que vêm até nos em busca de ajuda...

Também vejo com ressalvas o impendi mento de familiares participarem do mesmo grupo, pois se estão juntos não é por acaso, mais sim para se ressarcirem de qualquer tipo de incompatibidade...

Tenho minhas dúvidas quanto à eficácia de se fazer as irradiações no final dos trabalhos...

Para encerrar nossas palavras, que na realidade são vivências de nossa prática espírita de quase cinco décadas, onde fomos seis vezes vice-presidente da instituição, ocupando as mais diversas funções; e sabemos que o trabalhador da Casa Espírita, não é necessário ter cargos para poder ser útil à Causa Espírita, basta tão somente ter despertado a vontade de servir, pois que este trabalho faz mais efeito para nos de que para os outros...

Nossas palavras não têm por objetivo a ninguém magoar, apenas, quem sabe, dar algum tipo de colaboração para que a instituição alcance cada vez mais os seus reais objetivos de ser o instrumento, para que a Doutrina que nos da abrigo doutrinário, possa ser levada a outros com clareza, e ser a portadora de luzes para nos e para os outros, pois todos estamos necessitando de luzes para os nossos caminhos, para que, deste modo, tenhamos melhores condições de iluminarmos os questionamentos ,e as dificuldades que passa grande parte da humanidade.

Na noite de 5 de outubro 2008, no trabalho mediúnico, escrevemos por intuição, a seguinte mensagem:

PRÁTICA ESPÍRITA.

A Doutrina Espírita veio para humanidade, a fim reafirmar velhos paradigmas, que sempre fizeram parte da grande maioria dos seres humanos.

Que é a vida?

É finita, quando a morte ceifa a vida?

Se a dimensão espiritual existe, qual o grau de possibilidade dela interferir no mundo material, na vivência dos seres?

A prática espírita visa descortinar este plano, que se intercala com o nosso, tendo suas influenciações, negativas ou positivas, dependendo da sintonia de cada ser.

É preciso simplificar este estudo, baseados principalmente nas obras básicas, que o Mestre Allan Kardec, nos legou e outras que através de médiuns missionários, nos trouxeram sua complementação, que torna até mais fácil a compreensão deste estudo tão importante, que tem por objetivo nos situar, a verdade do ser, diante da problemática do momento, alicerçando a nossa fé, para vencermos os obstáculos das dificuldades da jornada, num mundo tão carente de novas diretrizes, para realizar efetivamente a transformação moral de cada um; vamos simplificar e não complicar este aprendizado.

Fraternalmente

Walmor Zimerman -Saul-

*Curitiba, 21 de março de 2009 Hoje é 14 de fevereiro de 2016

(http://mensagensdiversificadas.zip.net )

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/02/2016
Reeditado em 15/02/2016
Código do texto: T5543775
Classificação de conteúdo: seguro