Adoniran

Certa vez, sem dúvida brincando, Vinícius de Morais disse que São Paulo era o túmulo do samba. Um exagero do grande poeta, uma boutade. Digo isso porque ele foi admirador de dois dos maiorees sambistas do Brasil que eram paulistas e de Sampa nunca sairam, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini. Com Adoniran fez o clássico "Bom dia Tristeza".

Para mim Adoniran foium gênio do samba. Ele não fazia ´penas sambas, mas crônicas de costumes em ritmo de samba. Fez pelo menos três dos maiores sambas de todos os tempos, "Trem das onze", "Saudosa Maloca" e "Iracema". Qual o mais bonito? Sei não, mas se me botassem a faca nos peitos e me obrigassem a optar por deles, eu apontaria "Saudosa Maloca", mas todo dia mearrependeria porque sou arriado os quatro pneus pelos três, são lindos demais. Sem esquecer do Samba do Arnesto e do Tiro no Álvaro e vários outros. Acho que quem melhor interpretou os sambas de Adoniran foram "Os Demônios da Garoa", mas não esqueço de Gal, ainda mocinha, cantando"Trem das Onze".. Ela arrepiou, Lindíssima a interpretação.

Dia desses, assistindo ao programa "Ensaio" da TV Cultura, com os Demonios da Garoa, eles cantaram um samba de Adoniran que eu nãoconhecia, "Prova de Carinho", achei arretado:"Com a corda mi do meu cavaquinho/ Fiz uma aliança para ela,/ Prova de carinho// Eu tive que perder,/ porque o cavaquinho/ Já não pode mais gemer./ Quanto s sacrifício/ Eu tive que fazer,/ Para dar a prova para ela/ Do meu bem querer". Arretado.

O interessante é que ele também fi artista de cinema, trabalhouno clássico, "O Cangaceiro", e vários outros até, pasmem, na "Superfêmea".

Adoniran não foi só um grande nome do samba, foi um ícone da nossa MPB. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/02/2016
Código do texto: T5543089
Classificação de conteúdo: seguro