Mensagens que edificam - 154

O que é mais difícil ou fácil para você, mentir ou omitir? Já ouvi muito dizer que quem cala consente, neste caso o silêncio seria a confirmação de uma afirmativa. Mas há quem diga que a inexpressividade evidenciada em lábios que nada declaram é uma proteção natural, em concordância com leis que permitem à um autuado que este tal tem o direito de permanecer calado. Afinal, quem cala consente? Se assim o for o silêncio não mente, mas evidencia que uma verdade absorta na mudez exalta uma inocência. Se fosse você, ciente de algo que tu sabes por convicção e certeza, mas sabes que se tornar isso público pode melindrar o teu relacionamento com um amigo, o que fazes? Ficas contido no vazio para preservar a amizade, ou diz logo tudo o que pensas sem medir as consequências? E se ele te questiona sobre um assunto delicado, já muito bem resolvido no seu íntimo, em nome desta convivência mentirias? Este é um dilema diário de quem já não compactua com os embustes do sistema. Tantas vezes por uma consciência pessoal e íntima tranquila, uma vez acuados somos intimados a optar por uma covarde omissão ou uma corajosa declaração da verdade. São dois pesos e duas medidas, mas na funcionalidade de consciência pode ser o limiar de uma atitude de hipocrisia ou sinceridade nua e fria. Em nome de uma amizade ou um espaço na sociedade, com o que você ficaria, com a meia verdade (mentira enrustida) ou com a omissão (o silêncio da covardia)?

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 14/02/2016
Código do texto: T5543006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.