Natal mais que especial...

Ontem, em 5 anos de formado, passei meu primeiro plantão noturno na véspera do natal. Tava bastante triste com a idéia, afinal o natal é meu feriado favorito! Quem me conhece sabe que nunca abri mão da véspera do natal. São inúmeras lembranças Boas da minha infância. Mas, infelizmente, não controlamos tudo e chegou o momento que passaria a ceia natalina longe da minha família.

Estava deitado no repouso por volta das 23:30 quando fui chamado na enfermaria pra examinar um doente que estava agitado. Até então uma intercorrencia clínica que não precisaria da minha presença. Mas... por algum motivo fui impelido a ir.

Chegando lá, encontro uma enfermaria de 2 leitos com apenas um paciente. No quarto, em penumbra pela luz da lua, estava seu Nicolas. Paciente de 72 anos, cabelos brancos, contido com amarras ao leito, sem nenhum acompanhante. Pós operatório de uma cirurgia grande há 1 semana. Entrei na enfermaria e fui conversar com o doente. No começo uma conversa algo desconexa. Fiz o exame físico e não tinha nada de alterado que justificasse o quadro de desorientação. Já resolvido a prescrever algo pra acalmar o paciente, dei meia volta e fui saindo.

Quando escuto baixinho...

"Dr. Não sou doido...tô sozinho...É só isso."

"Tem 1 semana que não vem ngm da minha família. E hoje é véspera de Natal, né? Que horas são?"

"23:44" eu respondi

"Jaja Jesus vai nascer. O senhor poderia esperar 15 min ao meu lado, doutor?"

Com lágrimas nos olhos e um entalo na garganta respondi que sim. Sem problemas.

Após a meia noite, me despedi do paciente, fui até as escadas e chorei como uma criança. Mas não foi de dor. Lembro que um grande mestre me disse uma vez: "só existem dois tipos de choro. Quando sentimos dor e quando lembramos que somos humanos". Com ctz lembrarei desse Natal por muitos e muitos anos.

Obrigado seu Nicolas.

Aproveito o espírito do Natal e desejo que todos nós sejamos mais humanos! É essa capacidade de se colocar na pele de um completo estranho e ter empatia por ele que nos faz tão especial. Nos faz diferente de todos os outros bichos da terra. Nos faz gente. Nos faz Humanos. Não vamos perder isso!

Feliz Natal!