No que realmente consiste a sua essência?

O que é Essência:

Essência é o substantivo feminino com origem no latim essentia e que indica a natureza, substância ou característica essencial de uma pessoa ou coisa. Também pode se referir a um aroma ou perfume. A essência representa as manifestações fundamentais ou a substância do ser, sendo que a essência pode ser algo em comum ou que distingue alguns elementos dos outros.

No âmbito da filosofia e da metafísica, a essência de alguém são os elementos característicos do ser, como a racionalidade, por exemplo, que faz parte da essência do ser humano. Neste caso, a essência é uma representação do que é comum, universal e que se encontra no âmago de alguém ou de alguma coisa.

Em alguns contextos, a palavra essência representa a ideia principal de alguma obra ou tema. Ex: O amor de Deus é a essência da Bíblia. Uma essência é também pode ser um líquido volátil, ou uma substância oleosa e aromática que é extraída de algumas plantas. Em alguns casos, essência também é sinônimo de perfume. No contexto da química, uma essência é uma solução (que frequentemente contém álcool) de óleos essenciais ou outras substâncias vegetais. As essências são usadas na indústria farmacêutica, mas também são incorporadas em alimentos e perfumes, para conferir determinados sabores ou cheiros.

Algumas das essências mais famosas são: essência de baunilha, essência de terebintina, de laranja, de rosas, de eucalipto, de citronela, etc.

E Nós, humanos? Qual a nossa essência? Hoje me deparo com essa pergunta após observar comportamentos de pessoas que me cercam no dia –a- dia. Tem sido cada vez mais comum pessoas, procurarem a glória quem vem de outras pessoas, enfim, das coisas que estão ao nosso redor, e o que não nos falta é incentivo através da mídia, por exemplo o programa Big Brother Brasil um programa de incentivo as pessoas a buscarem uma forma de viver que nem sempre condiz com a sua realidade. Sites de relacionamentos em que as pessoas buscam relacionamentos com pessoas e essências diferentes das que convivem.

Na bíblia encontramos uma boa reflexão acerca da essência de cada um, em que consiste nossa essência, ou em que esta /onde esta o nosso coração?

Lembra-se quando o Senhor Jesus estava no deserto? O diabo disse-lhe que Se Ele se prostrasse e o adorasse, lhe daria a glória do mundo. O brilho deste mundo é bem envolvente, então o Senhor Jesus, obviamente, disse que não. mas que apenas honraria o Pai. Jamais aceitando a glória que o diabo lhe estava oferecendo. E o que o diabo tem oferecido? A insegurança que mostra em relação às pessoas. Quando não é requisitada, popular, ou quando se sente rejeitada, na realidade, procura a sua própria glória. Cuidado! Veja o que a Bíblia nos ensina quanto a isso: “Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai…” A honra que deve buscar não é a honra de ninguém, mas unicamente a que vem de Deus, pois é permanente e lhe concede paz de espirito. Temos a oportunidade de conhecer a Deus todos os dias, procurando a honra que vem d’Ele, e honrando-O. Quando passo a servi-Lo é porque enxerguei a Sua “realeza”; o Deus que Ele é. Mas quando não O enxergo, não procuro servi-Lo, mas ser servida por mim mesma, essa é a grande diferença. “És maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem, pois, te fazes ser?” Esta é a pergunta para a qual chamo a sua atenção: Quem é que a faz ser abençoada, ter sucesso, ser bem requisitada? Quem a faz ser amada? Quem lhe permite ser nobre? No que realmente consiste a sua essência e por consequência a sua felicidade? Nas muitas bajulações? Pense bem, jamais perca este tesouro em ser um com Ele, busque a Presença de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas ao seu

tempo.

Lucia Corrêa

Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira
Enviado por Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira em 12/02/2016
Código do texto: T5540852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.