Faltou o boneco louro José

Sem dúvida os bonecos de Olinda são uma grande atração do carnaval olindense. Mas estão exagerando. Estão fazendo bonecos de figuras que não têm nada a ver com o carnaval da Marim dos Caetés. Vou apenas dar dois exemplos de bonecos que acho um absurdo: o de Ana Maria Braga, aquela chata da Globo, e o do saudos David Bowie. Que têm eles, hermanos, a ver com Olinda e o carnaval? Acho uma avacalhação, uma imbecilidade, um arranhão nas tradições do carnaval, estão banalizando a brincadeira dos bonecos.

Naverdade, Pernambuco, em especial Olinda, carece de uma política cultural. Essa mania de querer globalizar tudo, de vincular op canaval à moda, isso avacalha a cultura. O bom docarnaval de Olinda sao suas peculiaridades, mas parece que há um desejo de abir mão delas em benefício do modismo.

Uma grande palhaçada são as expressões carnavalde todas as culturas e carnaval multicultural, que são apenas um meio de alguns sabidos ganharem dinheiro descaracterizando o carnaval.

Nesses dias não será supresa se fizerem um boneco gigante personificando o Louro José da Ana Maria Braga. Não duvido, e a Globo sugerir, fazem. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/02/2016
Código do texto: T5539774
Classificação de conteúdo: seguro