CINZAS. QUARTA-FEIRA DE CINZAS.
Cinzas, quarta-feira de cinzas após o carnaval, primeiro dia da Quaresma no temporal calendário gregoriano, que marcou o grande martírio de Cristo, o antes e depois Dele.
Dia das Cinzas é uma data com significação relevante, cristã.
Seria a conversão e alteração da vida, rememorando a fragilidade do homem, cuja vida se extingue, morre.
É o primeiro dos 40 dias da Quaresma, até a sexta-feira da Paixão de Cristo, anterior ao domingo de Páscoa.
Uma missa de cinzas é celebrada pelos católicos. Cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Na missa, quem a preside, lança mão dessas cinzas misturada à água benta, umedecidas, para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
É a lembrança da fragilidade, de que somos pó, e por isso devemos ter a consciência limpa para enfrentar essa verdade do que somos, para enfrentar com desassombro a última viagem, e finalmente descerrar a transcendência e seus véus, com ou sem o alimento da fé.
Seria o abandonar a arrogância, reversão pela conversão, principalmente a que brota do Poder e muda cabeças ocas, e traz as sequelas dos desvios que não se escondem indefinidamente; mudar é difícil, que o diga a política.
Essas cinzas farão a virada do feriado do carnaval, uma grande tempestade virá cercando muitos malfeitores que insistem em enfrentar com cinismo tudo que fizeram de mal à nação.
Que ninguém desafie instituições sérias, como têm desafiado e se postam esses desafios. A volta será severa. Quem viver verá.
Quem representa a sociedade em seus mais altos valores, fiscaliza e denuncia ilícitos, dos menores aos maiores como se vê na atualidade estes, em termos de ofensividade, não deve ser desafiado.
A persecução penal na representação social será como tem sido, rigorosa, empenhada e preparada. O representante do passo inicial da feitura de justiça, monocraticamente, é imparcial, célere e preparado, e acima de tudo, justo.