OS “ARQUIVOS” DA ALMA...

A didática do ensino nestas últimas décadas, teve avanços de inegáveis recursos de valores que facilitaram e beneficiaram o aprendizado da educação infantil, com a variedade de recursos em que a informática deve ser o meio, mais usado no aprendizado das crianças e com o desdobramento natural aos adultos; há alguns dias assistimos uma reportagem no Jornal da Band, - enfocando Araucária, - município próximo à cidade de Curitiba. - PR - era uma nova sala de aula em que o “quadro negro”, foi aposentado; uma professora escrevendo numa “tela branca” e as crianças a acompanhando nos seus note book; iniciando sua “vida escolar” em média aos três anos...

Somos do tempo em que às crianças somente, era, matriculadas, no “primeiro ano”, com sete anos completos, isto estamos nos referindo ao encino público, cujo início das primeiras letras, começávamos exatamente com esta idade no ano seguinte; - fizéramos sete anos em novembro; - é provável que houvesse escolas particulares com outros procedimentos; mas por vários motivos não tivemos acesso. - não foi fácil o começo de nosso aprendizado em tivemos alguma dificuldades, culminado com a repetição do primeiro ano. Do segundo para o terceiro, e novo entrave o repetimos duas vezes; na segunda vez, talvez, faltou um pouco de bom senso da educadora; reprovou-nos por um décimo, na somatória das notas...

Com isto perdemos o estímulo e “abandonamos” a escola, pois nos julgamos “crescidos”, e queríamos trabalhar...

Morávamos com um tio, que era militar, e foi transferido para

Florianópolis; juntamente com sua família os acompanhamos; e lá residimos durante um ano; muito embora ainda não tivéssemos concluído o curso primário, nos preparamos durante alguns meses, com aulas particulares, com uma professora aposentada e pagando um pequeno valor se predispôs a ajudar-nos. Acabamos sendo aprovados nas provas de admissão ao ginásio.

De volta a Curitiba, recomeçamos os estudos no “Instituto Olavo Bilac”, o atual ensino fundamental, com ênfase nas áreas comerciais. - no período noturno. - Tínhamos conseguido um emprego em um Banco. “Engrenamos”; do terceiro para o quarto ano, novamente interrompemos, para prestar serviço militar no Rio de Janeiro; lá não deu para dar sequência; voltamos retornamos com nossa atividade bancária; namoro, noivado, união conjugal e filhos; e finalmente a “perda” do emprego; quando algum tempo depois nos fixamos em definitivo a complexa área comercial em que, pela instabilidade política, econômica exigia permanentes esforços de superações; tornamo-nos “um autodidata”, pois a profissão de propaganda junto à classe médica e o setor de vendas requerem comunicação junto ao cliente; os assuntos permanentemente que é abordado; é a política, o setor econômico, esporte e até mesmo os aspectos da religiosidade...

Isto nos “obrigava” a estar por dentro das notícias, e termos as condições para o diálogo, franco e fraterno e sobre tudo sincero em nossas conotações...

Hoje, nos recordamos do aprendizado de nossas primeiras letras; o único acesso audiovisual que nos era oferecido; a professora colocava uma estampa, retratando uma paisagem, e, os alunos diante desta visualização; tinham que elaborar uma “dissertação”, algo que para nós era bem fácil escrever, se constituindo em nossa aula predileta; seriam” ideias-natas”, que vinham à tona?

Nos “arquivos” da alma em que, está guardado o que fomos o que fizemos ao longo de nossas experiências reencarna tórias; a Bondade Divina optou para grande maioria, pelo esquecimento dessas vivências, - para o nosso próprio benefício. - mas que, também podem se fazerem presentes nos momentos de extremas necessidades...

O saudoso amigo* dizia em suas ilustrativas palestras, se, na atual existência nos lembrássemos daquilo que exercêramos em existência pretérita, haveria uma forte interferência, para que tornássemos a repetir nossas atividades, se éramos ligados à ciência, à política, à música, a vida eclesiástica, ao esporte, à profissão de militar, em fim, nas demais ocupações, em que fomos agregando valores em todas as áreas do conhecimento humano: um sábio; - por exemplo. - que por uma opção de aprendizado escolhesse, - como experiência, exercer a função de um humilde operário, naquele momento convinha que não se “lembrasse”, porém, estas conquistas estariam guardadas no âmago da sua consciência eterna; mas, se necessário poderiam vir sutilmente à tona, para melhorem a suas condições de trabalho, e deste “intercâmbio”, poderiam resultar em ideais benéficas para todos; na segurança e melhora nos meios de produção...

*Professor Doutor Reinaldo Spiztner; Cientista, escritor, professor e pesquisador de destaque do elemento magnésio, reconhecido nacionalmente e mundialmente; se consagrando ao construir a única indústria da América Latina, que extrai este mineral do mar, para fins industriais e farmacêuticos; suprindo o nosso mercado interno e exportado para vários países; que se situa no município de Barra do Sul, próximo a Joinville-SC. (Há 13 anos divulgamos junto à classe médica; os benefícios à saúde da complementação do elemento magnésio, através das “gotinhas da saúde”, criação dele, em que o nosso país é o único a ter esta apresentação; cloreto de magnésio em gotas que facilita o seu uso.)

Curitiba, 19 de agosto de 2.011- Reflexões do Cotidiano- Saul Hoje é 10 de fevereiro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/02/2016
Código do texto: T5538954
Classificação de conteúdo: seguro