Mensagens que edificam - 152

Das ciências sociais, a mais fascinante é a arqueologia. Definida como um substantivo feminino ela é a disciplina científica que estuda as culturas e sociedades antigas através da análise dos seus vestígios materiais. Apesar de não ser uma ciência exata, uma vez que esta compõe o grupo das ciências humanas, não pode de maneira nenhuma ser desprezada por tratar dos aspectos da sociedade em harmonia com o historicismo, que não pode ser confundido com subjetividades e hipóteses, mas respaldado pela qualidade do que é histórico, ou seja, historicidade. O mesmo também precisa ser considerado pelo prisma filosófico, momento em que ganha nuance de doutrina, e esta que defende a importância da história para compreender a cultura e a realidade. Esta introdução pretende aguçar e potencializar os valores dos mais relevantes estudos em busca de provas que remontem a sociologia e que possam ratificar, ou não, a autenticidade de literaturas consideradas intocáveis. Infelizmente, em se tratando de temas meramente seculares a arqueologia pode até ser bem vista e aceita, porém quando esta emerge possibilidades de confrontar com refutação aquilo que é tocante a fé, imediatamente passa a ser demonizada e os profissionais desta área são vistos como agentes do reino das trevas. Por vezes chega a ser hilário, mas eu prefiro abordar este assunto com a devida seriedade que merece, pois envolve muito mais do que informação do passado, mas também construção e desconstrução de pilares que sustentam mitos e realidades. Esta importantíssima ciência não tem nem um pouco da simpatia das grandes lideranças religiosas, pois muita coisa já foi provada como parte de uma complexa estrutura de engodos e adaptações absurdamente mal elaboradas na intenção de dar vida ao que nunca existiu. Um passeio por alguns sítios arqueológicos para se constatar o tamanho do rombo que foi feito na inocente consciência da humanidade. Sim, inocente, porque a desinformação propicia a proliferação de presas fáceis, e neste contexto muita gente confunde notícia com informação. Todos os dias somos bombardeados por uma avalanche de pseudo informações que nada mais são do que aquilo que querem que você saiba, em detrimento do que você realmente deveria saber. Isto vai muito além do que se possa despercebidamente imaginar. Fomos educados equivocadamente com notícias manipuladas, e nos inteiramos de coisas que não espelham o que na verdade aconteceu. O sistema corrompeu os docentes para que os discentes se transformassem nos inocentes inúteis que deglutem tudo que lhes dão pra comer. Mas salve aquele que na contramão desta perversa máquina ocupa o seu tempo com a leitura de um bom livro, e não com histórias da carochinha. Para enganar um autodidata será necessária mais do que uma desmentida bravata. Se você quer derrotar o sistema, o primeiro passo é sair dele.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 10/02/2016
Reeditado em 10/02/2016
Código do texto: T5538825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.