O bloco do lanterna verde

Jonatas checou tudo uma vez mais:bermuda e camiseta para vestir depois do desfile,garrafinha de água mineral,bebida energética e barra de cereais para enfrentar o calor e a desnutrição...Não faltava nada.

Antes de sair,foi ao seu quarto e olhou-se no espelho.Os discretos músculos adquiridos em seis meses de musculação fizeram com que a fantasia de lanterna verde ficasse mais bem ajustada ao seu corpo.

Pôs a máscara que cobria apenas os olhos e dirigiu-se à porta.Antes que pegasse na maçaneta,a campainha tocou.

__O que você está fazendo aqui?__perguntou o herói ao ver a filha de onze anos no corredor do prédio.

__Mamãe precisou sair com o tio Nelson.Ela disse que vai te ligar depois...__respondeu a menina ao entrar no apartamento e jogar sua mochila numa das poltronas da sala.

A fantasia,de verde,quase ficou vermelha;de raiva.Odiava a forma da ex-mulher se livrar da filha quando queria sair com o namorado:"fica com ela aí que depois eu explico".Pegou o celular.A bandida não atendia.

__Você já almoçou,Daniela?__repetiu a chamada,nada.

__Sim;mas ainda estou com um pouco de fome.Mamãe não me deixou comer muito,disse que eu posso engordar como você...

__Olha para mim!Papai não está gordo!__fez uma pose de fisiculturista__Entrei na academia.

A menina não falou nada,apenas riu;deixando Jonatas sem saber se concordava com ele ou era deboche.

__Vem aqui na cozinha.

Ele preparou um sanduíche de peito de peru,que foi devorado junto com uma coca.Coca Light.

__Satisfeita?__ pegou o copo,o pirex e começou a lavá-los.Odiava louça suja na pia.

__Sim...__a guria reparou num imâ na porta da geladeira em que estava escrito:"Academia força bruta"__...A tia Claudia foi embora?

Ele nada respondeu.Lavou e colocou tudo no escorredor.Depois balbuciou,olhando pela janela :

__Sim.

Claudia havia sido sua namorada desde o carnaval de 2012.Na ocasião,ele estava recém separado,amargurado e sem dinheiro.A morena de lábios tipo Angelina Jolie e coxas de chacrete o ajudara a superar aquela fase.Agora,porém,tudo estava terminado.A inscrição no bloco era uma tentativa de alegrar seu carnaval.

__Papai?Papai!!Você está passando mal?

Jonatas olhou para a filha,retornando dos seus pensamentos.

__Não... Olha;vou te pedir uma coisa...Não pergunta mais pela tia Cláudia não,está bem?Depois o papai explica.

A filha ficou séria e respondeu:

__Está bem.

Ele tentou,sem êxito, ligar mais uma vez para a ex-mulher.Depois falou.

__Filha;não tenho ninguém para ficar com você aqui.O jeito é te levar comigo ao desfile do bloco.

__Yessssssss!!!!__gritou a menina__Mas eu não tenho fantasia!Eu quero uma fantasia!

__Não se preocupe.__disse Jonatas__Eu tenho uma.

__É bonita?__os olhos da pré-adolescente brilharam.

__Deslumbrante!__ele riu.

__Sério?__os olhos dela atingiram o brilho máximo.

__Confie em mim,Filhinha!

Pouco depois ambos estavam,com suas mochilas,no mêtro rumo ao centro do Rio.Daniela,enfurecida,olhou para o pai e disparou:

__Como uma fantasia de xeique árabe pode ser deslumbrante?Eu não sou menino!Esse turbante esquenta a minha cabeça!E essa cor azul claro com listras brancas é cafona!Cafona!!

__Foi o que eu pude arranjar no tempo que tinha!A culpa é da sua mãe,que não planeja nada!

__Mas essa fantasia foi sua!Deve ter mais de trinta anos!Está com cheiro de naftalina!E ainda vão achar que eu sou um menino!Ou uma sapatona!

__Deixa de drama!É carnaval!Ninguém vai reparar!

__O tio Nelson é mais legal que você!

__É..só que ele saiu com a sua mãe e não quis te levar!__olhou pela janela__Chegamos.Vamos saltar!

Os dois foram,aos trancos e rusgas,até o local da concentração do bloco.Jonatas apresentou-se ao organizador,um careca baixinho de bigode farto,e deu os recibos da inscrição e da compra da fantasia:

__Está tudo correto__disse o homem__Você vai ficar na parte de trás do bloco,ali.

Jonatas olhou para onde o carequinha apontava e não gostou do que viu.

__Mas ali é atrás do carro de som!Vou ficar surdo!

__Não posso fazer nada,amigo.A sua fantasia é a mais simples.Se você tivesse comprado a mais cara iria na frente,teria água,salgadinho e até isotônico grátis!

__Mas eu paguei trezentos paus por essa roupa!

__A outra custa setecentos!Olha uma delas ali!

Jonatas viu um outro lanterna verde e entendeu a diferença.Além da malha ser muito melhor,o emblema do peito era iluminado com leds,ao invés das faixas que só brilhavam no escuro da sua,semelhantes as usadas nas roupas dos garis.O anel também acendia e a máscara era idêntica a do filme,não uma cópia chinfrim como a sua.

__Eu estou com a minha filha!__apelou

__Ela pode ficar em cima do carro alegórico.Tem bebida e comida...

__Yesssssss!!!__vibrou Daniela.Antes de sair correndo na direção do carro,ainda debochou__Não esquenta pai!É carnaval!A gente se encontra no final do desfile!Eu tomo conta da sua mochila...

Sem opção,o herói deu a mochila para a filha e foi para o lugar indicado.Minutos depois,um outro integrante,com cara de quem já havia tomado muitas,chegou.Segurava na mão esquerda uma lata de cerveja e com a outra checava a tela do smarthfone.

__Hoje eu faço um barraco aqui!__bradou o folião,que era ruivo e tinha um cavanhaque simetricamante aparado.Depois perguntou à Jonatas__Você vai me apoiar?

__Eu?__surpreendeu-se__Apoiar em quê?

O ruivo de cavanhaque perfeito olhou para os lados,guardou o celular no bolso,puxou Jonatas pela camisa e falou baixinho ao seu ouvido:

__Eu preparei uma surpresinha...__arrotou__...Vou esculhambar com a porra desse bloco!!!

Jonatas,que levou alguns segundos para absorver o impacto,não da confissão,mas do bafo do novo amigo,perguntou:

__Mas por que você quer fazer isso?

__Por que?Você não percebeu a discriminação?

__Que discriminação?

__Ora,Ora...Fantasias diferentes,lugares diferentes,preços diferentes,até comida para a elite,e fome e calor para a escória..Que somos nós!!!

__Olha__ponderou Jonatas__Você está exagerando..Tudo bem que realmente existe uma certa discriminação..Mas é carnaval!

__Por isso mesmo!__abriu o braço esquerdo num movimento amplo,derramando um pouco de cerveja na fantasia de Jonatas__O carnaval deveria ser a festa da liberdade,da mudança,ou até da inversão dos papéis...Mas até nessa época as elites querem nos ferrar!Nos ferrar!!__arrotou de novo__Desculpe pela cerveja na sua fantasia.

__Tudo bem.__minimizou __Olha;eu respeito a sua opinião e até,em parte,concordo com você;mas não vale a pena apelar para a violência...

__Mas que violência?Não vai ter violência!

__Não?E o que você vai fazer?

__Nós só vamos..

__Nós,quem?

__Eu e meus amigos.Quando o desfile chegar no meio do trajeto,eles vão entrar no bloco segurando cartazes contra todo e qualquer tipo de discriminação.Entendeu agora?

Jonatas resolveu usar a velha e boa diplomacia.

__Olha;se eu não estivesse com a minha filha de onze anos ali,eu protestaria com vocês...Mas eu não posso;com ela aqui,não.Me perdoa.

O ruivo o olhou com desprezo por alguns segundos;depois tirou do bolso da calça alguns papéis e os segurou acima da cabeça.Aí então perguntou:

__Sabe o que é isso?__a mão apertava os papéis.

__Não.

__São nove multas por urinar na rua!Para a prefeitura eu sou apenas um mijão!!Mas eu te juro!Não pagarei uma só delas!E sabe por quê?Por que não colocam banheiros químicos suficientes!E ainda querem lucrar com isso!!Pode ficar no seu canto!Não quero a sua ajuda!

E afastou-se.

Jonatas nada falou;apenas ficou aguardando a saída do bloco,que aconteceu pouco tempo depois.Quando um dos seguranças passou por ele,durante a primeira metade do desfile,teve ímpeto de dedurar o plano subversivo,mas desistiu da idéia.Tinha esperança de que aquele discurso todo sobre igualdade fosse só papo de bêbado numa terça feira de carnaval.Além disso,não queria bancar o pelêgo.

Mas o pior aconteceu.Ao dobrar uma esquina,dez caras trajando uma versão da fantasia de lanterna verde pior do que a dele e empunhando cartazes de protesto aguardavam.Todos entraram no bloco e começaram a gritar:"Um,dois,três;quatro,cinco mil!Vão discriminar a pu...".Vocês podem imaginar o resto,não?

Jonatas tentou localizar Daniela com o olhar.Para seu alívio,a filha continuava segura em cima do carro alegórico.

Não demorou muito para que o protesto virasse briga.O chefe dos seguranças,um cara de quase dois metros de altura,foi pedir aos manifestantes que se retirassem.Como resposta levou uma cusparada na cara.

__Gostou,babaca?__debochou o autor da porcaria,um barbudinho moreno que havia pintado só a barba de louro.

Um silêncio sepucral tomou conta do desfile.Com todos olhando para ele,o gigante,que vestia uma camisa amarela como todos os outros seguranças,passou a mão pelo rosto e sentiu o cheiro repugnante do escarro.Sem dar uma palavra,colocou as duas mãos no pescoço do barba dourada e o levantou acima da sua cabeça.

__Agora é guerra,irmãos!!__berrou o ruivo de barbicha__Para cima deles!!

No início,Jonatas conseguiu manter-se fora da briga,mas tudo mudou quando um dos manisfestantes,ao tentar quebrar um dos enfeites do carro alegórico,empurrou sua filha.

O lanterna verde classe c pulou em cima do arruaceiro e desferiu-lhe um soco na cara.O impacto do golpe chegou a quebrar o seu anel do poder.

__AIIII!!!__gritou Jonatas,aparentemente sentindo mais dor na mão do que o outro na cara.

Com o oponente grogue,ele pegou Daniela pelo braço e começou a abrir caminho por entre os brigões.Quando estava quase fora da pancadaria,viu o segurança que levara a cusparada inconsciente no chão,e o barbudinho louro em pé em frente a ele com uma ripa de madeira nas mãos,pronto para atacar.

__Fica aqui parada e segura as mochilas!__disse para a filha,e se jogou sobre o escroque,derrubando-o e impedindo o golpe fatal.

Caído no chão ao lado do oponente,que deslocara o ombro na queda e gritava de dor,ele gelou ao ouvir um tiro.Todos pararam de brigar ao mesmo tempo.Era a polícia,que chegou e pôs ordem naquele caos.

Os manifestantes foram todos presos e Jonatas foi reconhecido como herói por ter salvo a vida do segurança.

O ruivo de barbicha perfeita,ao passar por Jonatas rumo ao camburão,algemado,ameaçou:

__Guardei a sua cara!Se eu te encontrar de nov..AIIIIII!

O grito no final da frase foi consequência do cacetete do PM baixando na cabeça do infeliz.

Depois de ser atendido pelos médicos do corpo de bombeiros,o segurança veio falar com Jonatas.Segurando uma bolsa de gelo no olho esquerdo,ele apertou a mão do herói:

__Cara!Obrigado!Eles me bateram pelas costas e eu apaguei...Se não fosse você...

__Só fiz a minha parte.Não é isso que os heróis fazem?

Ambos riram.O segurança continuou:

__Carnaval é sempre problemático para mim...

__Por quê?

__Há quatro anos atrás,eu estava desfilando fantasiado de capitão américa quando um cara de outro bloco me deu uma chicotada na testa.__retirou momentaneamente o gelo e mostrou o local da cicatriz__E até hoje eu não sei por que ele fez aquilo...

Jonatas ficou paralisado.Era muita coincidência!Ele havia salvo a vida justamente do cara que,tempos atrás,levara uma chicotada sua.

Pensou em revelar-se,mas logo concluiu que,no final das contas,uma cicatriz não se compara a uma vida salva.

___Deixa isso para lá!De repente foi um acidente...Ele não queria acertar ninguém e as coisas fugiram do controle...Essa vida é complicada,não é não?

__Se é...Bem;um bom resto de carnaval para você...__olhou para Daniela__...E o seu garoto!

__Eu sou uma garota!!!__protestou veementemente Daniela,retirando o turbante e exibindo o longo cabelo castanho escuro.

__Desculpe princesa__ riu e deu-lhe um beijo na testa__Até mais.

__Até.__respondeu Jonatas, e os dois acenaram para o homenzarrão que se afastava.

__Sabe pai...__falou Daniela,colocando novamente o turbante,mas desta vez deixando os cabelos por fora__...Mesmo que você não tivesse ajudado o grandão,ele não teria se ferido.

__E por que não?

__Você não viu que a camisa dele era amarela?

__E o que tem isso ?

__Helllooo!!__bateu de leve na cabeça do pai__O poder dos lanternas verdes não funciona em coisas amarelas,ora!!!!

___Mas que engraçadinha você,não?

Naquele instante,o celular de Jonatas acusou a chegada de uma mensagem de texto.

__Deve ser a sua mãe.Até que enfim!

Quando constatou que a mensagem não era da ex-esposa e sim de Claudia,ele mal conseguiu respirar.Abriu a mensagem e um sorriso franco instalou-se no seu rosto.Assim estava escrito,caros leitores:

"VOCÊ AINDA TEM AQUELE CHICOTE?"

Jonatas digitou em resposta:

"O CHICOTE,O CINTÃO E TUDO O QUE VOCÊ QUISER!"

Ela rebateu:

"TRAZ TUDO AQUI PARA CASA HOJE À NOITE"

Ele concluiu:

"FECHADO"

__Era a tia Claudia?__pergunta a filha,dando um risinho.

__Era sim.Ela esqueceu um livro lá em casa.Vou levar para ela hoje à noite.

__Hum...Sei...__outro risinho

Ele não soube identificar se aqueles risinhos eram de travessura pura ou se já havia malícia suficiente naquela cabecinha para entender a situação.Preferiu acreditar na primeira opção

__Algum problema?__perguntou,para testar a pimpolha.

__Não...__desconversou ela__Sabe qual é o lema do lanterna verde?

__Não tenho a mínima idéia.

__O dia mais claro!A noite mais densa!Todo o mal sucumbirá perante a minha presença!

__Que lindo.Mas tem um problema.

__Qual?

__Eu não sou o verdadeiro laterna verde.Machuquei mais a minha mão do que o queixo daquele cara.E ainda quebrei o anel...

__A gente coloca gelo ao chegar em casa.__deu-lhe um abraço__Te amo,pai.

__Também te amo,filha.

*********######*********

Obs)Caros leitores;se quiserem conhecer a história do chicote,leiam o conto "Carnaval é coisa para macho!",que publiquei aqui no recanto em 21/02/2012.

BOM RESTO DE CARNAVAL PARA TODOS!!!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 09/02/2016
Código do texto: T5538749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.