QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO
QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO
Há mais de 2000 anos perdura uma polêmica, na qual indaga-se se Cristo era filho de David, isto é, um descendente do rei de Israel, pai de Salomão. Na verdade, Jesus nunca deu crédito a esta assertiva , visto que O Cristo não é filho de David.
Quando se fala em Jesus e Cristo, fica sempre uma indagação pairando no ar, e esta indagação vêm de longos tempos, e perdura até os dias de hoje. Será O Cristo, O Ungido, que os antigos hebreus chamavam Messias, que conheciam como O Enviado? Os Evangelhos deveriam conter esta resposta, em simples conotação, para que, não houvesse, um blaistorming, e sim, um bomsenso para compreensão de todos.
No Evangelho de João O Cristo é designado pela palavra Logos, no princípio era Logos, e O Logos estava com Deus, e O Logos era Deus. Deu para entender? Não. O grego uma língua importantíssima esclarece que a palavra Logos é muito anterior ao Cristianismo. O grande filósofo Heráclito de Éfeso (Alexandria e Atenas), atribuía Logos ao Espírito de Deus manifestado no Universo. Já a velha e surrada Vulgata Latina leva em consideração, que Logos era O Verbo: e quando se referia ao mesmo dizia: “No principio era O Verbo”, donde se conclui que Verbo, Cristo e Logos são palavras sinonímias e designa a ação criadora, a individualidade de Divindade Universal. Neste prisma, O Cristo é Deus, porém não tem Divindade. Daí surge à famosa frase, em que ele afirma aos homens: “Vós sois deuses”, pois na realidade o ser humano é a manifestação individual da Divindade Criadora, e da Divindade universal. Paulo de Tarso afirma: A primeira e mais perfeita das manifestações da divindade Universal, no universo, é O Cristo, O Verbo, O Logos conclamado como “O primogênito de todas as criaturas” do Universo.
Os exegetas concluíram que Cristo é anterior à criação do mundo material, não é criatura humana , mas a mais antiga individualidade cósmica que emanou da Divindade Universal. Meu confuso, meio complicado e a maior vêm com a confusão tradicional, entre Deus e Divindade. O Cristo é Deus , mas não é a Divindade que Jesus designa com o nome de Pai: “Eu e O Pai somos um, mas O Pai é maior do que eu”.
O Gênesis de Moisés inicia com a seguinte frase: “No princípio criaram os Elohim o Céu e a Terra”, João inicia: “No princípio era O Logos”, donde se conclui que no hebraico Elohim, Logos, Verbo, Cristo são palavras que possuem sinônimo cósmico e que são anteriores ao mundo material , emanaram da Divindade transcendental. Na linguagem de Jesus , Deus, significa uma emanação individual, da Divindade universal.
Vale ressaltar que A Divindade, O Infinito , O Absoluto, não são objetos de nosso conhecimento, tudo que temos conhecimento, se refere ao relativo, ao Fluídico, ao Evolvível, que se encontra em incessante evolução. Concordas?
O Cristo cósmico desceu a terra e encarnou na pessoa de Jesus, mesmo na pessoa de Jesus, jamais afirmou a finalidade de sua homificação. O Cristo é o maior dos Avatares do Universo, e sua encarnação se deu nos moldes de outros avatares, que Pisaram o Orbe terrestre. "Avatara", uma palavra sânscrita, significa “descido”, entidade de alta evolução, que resolveu descer de seu mundo, e dar uma voltinha nas regiões inferiores. Essa descida foi voluntária e serviu para sua evolução ascensional. A antidromia nada mais é do que , uma longa cadeia da auto-realização. O ponto alto de todos ao avatares, está no saber dado pela voz da consciência, que para sua evolução total não existe evolução sem luta, sem resistência e sofrimento. Para ele o sofrimento não é um fim , mas sim artífice para um fim mais sublime. A auto-realização é Santidade, é auto-afirmação, é amor divino, na criatura evolvível, quanto mais liberto o é, mais desejo tem de se escravizar voluntariamente por amor. É um auto-amor, não com intuito de beneficiar os seres inferiores, no meio em que ele encarnou , nem também é orgulho, nem egoísmo, esse auto-amor é supremo, imperativo, cósmico e divino. Sede perfeitos como perfeito é o Vosso Pai. Não que um grande avatar vá esquecer dos fracos e oprimidos, ele também é alo-amor, redunda em benefício dos seres inferiores que causam resistência e sofrimento. É bom frisar, para os céticos, que o avatar, quanto mais se auto-plenifica, a sua plenitude transborda em benefício de outros seres.
Toda criatura , por mais evolvida , pode evolver ainda mais, porque a evolução é um processo indefinido e jamais definitivo e terminado. O Cristo, Segundo João Evangelista , era O “Unigênito do Pai”, e Segundo Paulo era o “Primogênito de todas as criaturas”. Isto é, era “gênito” , criatura , e toda criatura , mesmo teo-gênita ou primogênita, é finita pode realizar ulteriormente sua evolução, pode entrar numa glória maior. Nosso Irmão Maior Jesus, apesar de tão altamente evolvido, já ao entrar na vida terrestre, podia evolver ulteriormente sob os auspícios do Cristo Divino, como ele mesmo dá a entender no Gólgota, quando diz “está consumado” e dá por terminada sua evolução terrestre, porque entrou em sua glória. Jesus sofreu e morreu voluntariamente a fim de completar sua realização terrestre.
Falar em religião é uma tarefa muito difícil, ela pode desalienar, como também alienar, para que isto não aconteça, é preciso deixar o fanatismo de lado, vemos com tristeza alguns irmãos de crenças totalmente alienados, por supostas religiões, que através da força da mídia induzem os incautos a toda hora e a todo instante. A finalidade precípua é vender a imagem de Deus, e gerar fortunas, e mais fortunas, são religiões capitalistas, que nada fazem, principalmente em obras sociais, e quando executam o único intuito é ganhar cargo político, gozar das benesses que o cargo destina. É difícil lidar com o ser humano? Sim. Até Jesus, que veio evoluir, teve fim trágico, e a verdadeira compreensão da natureza de Jesus torna compreensível, o motivo de seu sofrimento e da sua morte voluntária. A entrada em sua glória é a sua evolução superior , a plenitude da sua auto-realização, da sua cristificação é como diz e escreve Paulo de Tarso; “habita corporalmente toda a plenitude de Deus”, para realizar essa plenitude divina, ele integrou todo ego humano de seu Jesus, no Eu divino do seu Cristo, desintegrando seu corpo. E nós, quando iremos começar nossa auto-realização, já é hora. Num mundo de contrastes, onde o rico predomina sobre o pobre, onde as elites massacram as classes menos favorecidas, onde a figura do: sanguessuga está presente, em tudo. Na política, na justiça, nos governos , que na realidade fazem papel de vampirizadores. Façam como um avatar que nada sabem de estagnação passiva e sim, tudo sabem de evolução ativa.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES - Oficial Superior da Polícia Militar-Bacharel em Segurança Pública-Gestor de Empresas -MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERECE