NADA MUDA, NÃO MUDA NADA.
NADA MUDA, NÃO MUDA NADA.
“Você não vira um espectro, também não vira um féretro... Você não perde o certo só porque morre... E você não vira pó também nunca fica só... Você expira a mó da vida e morre... Você não morre e fim, nem dorme pra sempre, assim... Você não some e, sim, nasce ao que morre... A vida, aqui no além, evola e ecoa e vem à consciência: bem ou mal, mal. bem... Há muita estrada pra frente, há multi-espaço... Estrelas que nem nos cabem na mente: Não vamos vê-las; velas que singram no mar, vozes que encantam luar, de prata sempre a brilhar: Além do olhar”!...
Diante, de tão bela expressão literária, o que nos custa meditar sobre a vida, nada! Pensamentos belos, fagueiros, sinceros, belos e encantadores são louvores de Deus que saem de nossas mentes fertilizadas pelo amor sincero que devemos ter para com o próximo, nosso irmão. Se a recíproca fosse verdadeira, altaneira, o mundo, o orbe terrestre estaria bem melhor. Aconchegado de carinho, de afetos, de amor, caridade e fraternidade e de palavras imantadoras que nos dariam condições de evolver o planeta Terra, nas suas entranhas aspirando energias, fluidos benéficos para que os incrédulos, os egoístas, os invejosos, os amigos do mal, pudessem sair dessa sanha miserável e transformar-se em seres viçosos de amor e de carinho para distribuir com os pobres, carentes e estropiados e os transformassem em senhores evoluídos, trabalhadores e desejosos de transformar o sofrimento pelo amor caridoso, bondoso a outros irmãos que se encontram na mesma situação. Basta querer, pois o mal não pode sobrepujar o bem jamais; e querer pé poder. A vida diária nos amedronta e nos deixa deprimidos, pois a percentagem de noticias perniciosas é grande e nos traz transtornos a cada dia. Senão vejamos: “Epidemia”: Mosquito da dengue já é resistente ao “fumacê”. Esta seria uma das causas da explosão do número de casos no Estado e no Brasil. O governo deve tomar medidas urgentes, pois no estágio que o vírus está os casos de dengue clássica podem se tornar hemorrágica e o resultado seria infernal. Ameaça ao orçamento: “Vícios e lazer sobem mais que a inflação. Esses acontecimentos são tão naturais, pois a perniciosa ação do governo sobre o consumidor é apenas de sugá-lo, o quanto puder”. Tentativo de resgate tem saldo trágico: Pai e dois filhos morrem afogados no mar, na Praia da Baleia, litoral cearense. Apagão aéreo: Relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) quer privatizar 11 aeroportos, isso denota a incapacidade do governo em resolver a situação caótica em que se encontra o espaço aéreo brasileiro. Privatizando seria dor de cabeça a menos para os incompetentes. Brevemente o Brasil será também privatizado, pois quem manda em tudo não os corruptos e corruptores e o País está abarrotado deles. Fortalezense deve comprar mais em julho bens duráveis, por conta do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário e da queda brusca do dólar.
Enquanto isso, estrangeiros cheios de euros adquirem imóveis de luxo na bela Fortaleza, a loira desposada do sol, a terra de Iracema a virgem dos lábios de mel, conforme citação do grande romancista cearense José de Alencar. Cresce também a procura por passagens para o exterior. Diminui bastante a temperatura na capital cearense, os termômetros deram uma trégua saborosa. Senador Joaquim Roriz renuncia para voltar nas próximas eleições. É o velho jeitinho brasileiro, será que o processo continua, pois com a imunidade perdida a justiça pode condená-lo, se realmente for constatada a sua participação em falcatruas e corrupção. Petista Raquel Marques quer o fim do bloco governista. Está querendo demais a deputada do Partido dos Trabalhadores, de PT já basta. Governador e deputados definem as mobilizações sobre a transposição das águas do “Velho Chico” para o Ceará. O deputado Fernando Hugo parece que virou goteira, está em todas as fotos dos jornais. Eles, deputados criticam a indefinição do presidente Lula para liberação da siderúrgica para o Ceará. Senhores deputados o que Lula promete não cumpre. Suas propostas políticas antes de se candidatar presidente e que ele era contra, aprovou quase todas e ainda continua aprovando. É o de se dizer: “sentou no trono, mudou”. Novela Renan Calheiros continua e líderes indicam os três relatores. Renato Casa Grande (PSB-ES); Marisa Serrado (PSDB-ES) e Almeida Lima (PMDB-MS). Os aliados de Renan são resistentes à ida ao Conselho de ética. Será que seu lugar não seria outro? Transposição do São Francisco já começam a causar problemas, manifestantes em Cabrobó, Pernambuco cria problemas, porém deixam a área sobre protestos. CPI defende privatização de aeroportos, o de Fortaleza está na lista. Brasil faz acordo para diminuir preços dos remédios para combate da AIDS. Deveria ser doados, visto que a maioria dos infectados não tem condições de arcar com as despesas. Prefeitura de Fortaleza iniciará convocação dos agentes de saúde e sanitaristas aprovados em concursos, é o efeito dengue em ação. Inaugurada central de vendas do Fortal 2007, contagem regressiva para a cultura inútil. Trânsito com ações educativas em debate, operação seguro quer inibir excesso de acidentes. Bom Jardim um bairro problema da periferia de Fortaleza enfrenta problema com cemitério com superlotação. Sugestão: Usar a técnica da incineração de corpos, visto que um dos maiores problemas do cemitério é a falta de remanejamento dos restos mortais. Acert (Associação Cearense de rádio e Televisão) lança quarta edição do prêmio em rádio para estudantes de publicidade e propaganda, qual o motivo da discriminação dos estudantes de jornalismo? Segurança alimentar não é filantropia, bolsa família reduz pobreza extrema, conseqüência: os beneficiários não querem mais trabalhar, agora é sombra e água fresca.
Policia flagra dono de um ‘desmanche’ de carros roubados no Conjunto Habitacional Ayrton Senna, o proprietário Francisco Eduardo foi preso em flagrante. Preso bando que aplicava golpes de cartões de créditos e documentos falsos. Barco pesqueiro cearense interceptado pela Marinha Francesa na costa do Senegal com carregamento de 860 quilogramas de cocaína. Polícia Federal e Interpol mediarão negociações. FTA (Força Tarefa) persegue e prende assaltante no bairro Bom Jardim. Empréstimos ilegais – Novas denúncias investigadas, estados cancelaram a concessão de rubricas. Resta ao governo vir a público divulgar o nome dos envolvidos na operação irregular. Polícia e conselhos debatem em ações no bairro da Parangaba. Lula quer dialogar com Hugo Chávez, presidente alertou que “há regras para entrar no Mercosul, não há regras para sair dele”. “Brasil torna-se sócio-estratégico e conclui “aliança” com a União européia”. Começa a lengalenga pela colocação de mísseis entre Estados e Rússia, Sergei Ivanov, vice-premiê acirra as discussões. Cresce a venda de motos em Fortaleza e aquece o mercado. Cultura: “Festival Eleazar de Carvalho e a Rotina Musical na Unifor (Universidade de Fortaleza); Memórias de uma luta inacabada livro lançado pela Editoras Vozes da Comunicação de vários autores, 376 páginas, R$ 20”. O filme a “Rainha e o Cervo” é sucesso nas locadoras. Exposição Arte de passagem no Centro Cultural do Banco do Nordeste inaugura mostra do Cariri, Anna Canário mostra CD “Brasilização”, produção independente 2007 – 11 faixas, R$ 22,90. De volta ao saudosismo (contos), Sarau das Letras, 2007/ 128páginas, Licânia de Clauder Arcanjo. O fórum plural do Ceará 2027, isso mesmo, 2027, com os grandes temas da atualidade. No Sertão Central do Ceará, soldados fazem brinquedos, faz parte de um projeto voluntário que objetiva possibilitar a capacitação e promover a consciência social e cívica dentro do quartel. Projeto do Exercito brasileiro. Parada Gay chega ao interior do Estado. Pelas conotações aqui enunciadas notamos que as evidencias de crise no Brasil ainda perduram e vão demorar a acabar, projetos em andamentos, crimes, violência, corrupções ainda são os vilões da vida dos brasilianos. Serve onde estiveres e como puderes, nos moldes da consciência tranqüila. Ajuda aos que te sustenta a moradia. Queremos um Brasil melhor, mais humano, com menos problemas sociais, mais educação, segurança e um povo alegre e sorridente. Será muito solicitar e ser atendido. Ínfimo pedido.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE