Cuscuz com leite

Apesar dos achaques da idade que limitaram drasticamente minha alimentção, ainda sou ligado às culinária regional. Para mim as comidas antigas são as preferidas. Prioridade um. As comidas da moda só traço por absoluta falta da comidinha caseira - em especial as que são proibidas pelos médicos.

Confesso que as comidinhas tradicionais para mim têm o gosto da infância. Toda vez que degusto-as (gostaram do termo?) lembro meus tempos de criança.

Quero deixar claro que não tenho nada contra as comidas da moda, sejam pizzas, lazanhas, comidas japonesas, hamburgueres..., mas prefiro as comidas antigas. Detalhe: prefiro o antigo cachorro-quente (que apelidávamos de "cai duro") a qual hamburguér ou guloseimas das mac donalds e similares. É uma questão de gosto e de cultura.

Dentre as comidas de antigamente talvez a mais simples seja uma das minhas prediletas: cuscuz com leite. Quando chega ainda fuimegando junto com o potinho de leite quente, eu babo. Então pego metade do cuscuz eboto no prato fundo, passo manteiga de fazendae depois boto o leite e vou comendo o bichinhio pelsbeiradas, às vezes repito o prato. Ainda como cuscuz como quando era criança, sem me importar com etiqueta, em colheradas rtápidas fazendo zoada, como com sofreguidão, mas com cuidado para não engasgar. E enquanto como vou remorando o passado, o tempo em que eu e meus irmãos comíamos essa iguaria numa velha mesa na nossa casa, ouço a mesma zoada, a mesma disputa para se servir primeiro, aquela mundinça arretada, aquela mundiça inesquecível, sinto saudade daquele tempo,, dele só sobrou a saudade e o cuiscuz.

Tem mais um detalhe: goto também de botar dois ovos estrelados em cima do prato de cuscuz com leite. Não faz mal como diziam, se fizesse eujáteria morridohá muito tempo, como cucuz há mais de 60 anos.

Fosse músico e tivesse uma banda ela se chamaria "Cuzcuz com leite". Por fim para areemtar o cuscuz com leite tomo duas xícaras de café bemn forte com duas toras de queijo de coalho assado. E haja coração. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/02/2016
Código do texto: T5538444
Classificação de conteúdo: seguro