PESQUISA POLÍTICA. IPSOS. LABIRINTO.

Ipsos é a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. Fundada na França em 1975, a Ipsos conta hoje com 16.000 funcionários.Pesquisa da Ipsos revela que 60% dos brasileiros apoiam o impeachment.

Pesquisa divulgada na segunda-feira (1º) pelo Instituto Ipsos, revela que 60º dos brasileiros são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ante 22% que são contrários e 18% que se dizem indecisos.

O Ipsos é uma entidade especializada em pesquisas eleitorais com presença em 87 países.

A pesquisa também constatou que a gestão da presidente Dilma é considerada ruim ou péssima por 79% dos entrevistados. Já 15% a classificaram como regular e apenas 5% como ótima ou boa.

Por outro lado, 92% dos entrevistados consideram que o Brasil está no rumo errado. Em outubro de 2014, véspera da reeleição de Dilma, 60% dos brasileiros achavam que o Brasil estava no rumo certo.

Oitenta e dois por cento ( 82%) dos brasileiros dizem não preferência por nenhum partido.

O Ipsos realizou 1.200 entrevistas em 72 municípios brasileiros, entre os dias 13 e 27 de janeiro.

Pesquisa do Instituto Ipsos com 1.200 pessoas mostra que 5% delas são fãs do partido estrelado. Nada a comemorar, no entanto. Em 2012, 28% diziam preferir o PT.

Ao mesmo tempo, 37% dos entrevistados rejeitam o PT. A rejeição do segundo lugar, o PSDB, é de 5% e a do PMDB, o terceiro, 2%.

PT é o partido mais rejeitado no país.

De preferido por 28% do eleitorado em 2012, o PT afundou para 5%, agora, segundo pesquisa do Instituto Ipsos, que ouviu 1.200 pessoas. Índice alto, só o da rejeição: 37%. Só para ter ideia mais clara sobre o estrago na imagem do partido de Lula, Gonoino, Dirceu, Delúbio, Vaccari e outros, a rejeição do PMDB não passa de 2%.

PT e PMDB lideram os últimos governos, mas o povo sabe qual dos dois é o responsável pela situação gravíssima do Brasil nos campos econômico, financeiro, político, social, moral e ético.

De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos, que ouviu 1.200 pessoas, rejeição do partido de Lula e Dilma alcança estratosféricos 37%.

UM MESSIAS POLÍTICO. ( Escrevi faz um ano)

O Brasil necessita, precisa urgentemente de um messias político. Vi hoje um economista-sociólogo de monta, afirmar que pelos elementos da equação geral, globalizada a visão, a crise que atravessamos, e está no inicio, sendo elástica, irá se agravar, e teremos a pior crise da história do Brasil. Concordo. Não ouvi novidade.

Por que será a pior? Não só pelos entraves econômicos, nem interessa se A ou B, ou as forças políticas em grupo deram causa ao fato. Todas as concorrentes políticas – e isto decorre do fenômeno social – foram base do que ocorre. Entre os vários fatores está no cerne das consequências a corrupção. O custo da corrupção é altíssimo, propinas embutidas no preço final com “pequenas” multiplicadas em gigantes bases de cálculo. Não só faturamentos aumentados ou obras inacabadas, ou serviços pagos não efetivados, o que se compra de bens e são relegados ao abandono é de enorme universo.

Toda a corrupção que vem ocorrendo no Brasil, nas várias gestões, com mais ou menos intensidade, como a surpreendentemente gigantesca e atual é a grande mola desestabilizadora, pois além de usurpar evita o crescimento por investimentos parados.

O que há de mais grave ao ensejo e traz revolta mais expressiva é de ordem emocional-material. Isso se manifestará fortemente, o que já aflora e explode, nas visíveis repulsas públicas. O bolso do povo é o que fala mais alto. Em qualquer lugar público a censura é forte contra a corrupção apurada, processada e com personagens, alguns já encarcerados.

As pessoas sem acesso anterior passaram a ter acesso pela estabilização da moeda, principalmente, que permitiu planejar, e pela obtenção de maior distribuição de renda aliada ao crédito facilitado. Economia não cresce pelo consumo, é episódico. Exagerou-se, foi esquecido o investimento, ainda se transporta a produção no Brasil pelas estradas, péssimas, o transporte ferroviário , menos oneroso vastamente, foi esquecido; interesses. E FOI ESQUECIDO POR TODOS OS PARTIDOS, SEMPRE.

Tudo isso será abortado, todas essas possibilidades dos necessitados históricos. É um grande trauma e ocasionará um enorme trauma pouco visto no Brasil que é maior hoje. Quanto maior,maior o tombo.

As classes de menor renda que viram sonhos concretizados passarão por pesadelos. Esse o grande vetor de grandes mudanças, será inexorável, o fator tempo é que torna imprevisível o “quando?”.

Quem está acostumado ao menos e sai para o mais, vive o sonho, voltar para o menos significa falir, e a falência, o nome diz, é pesadelo, só é gerada pela ruína e acarreta todas as sombras, como na Petrobras, a locomotiva brasileira usurpada.

O emocional é agredido de forma violenta e a vida reage de variadas formas, por vezes as menos desejáveis, conta a história.

O que temos em termos de liderança política é a conhecida “copa e cozinha” de sempre, ou seja, cabe o jargão “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Sempre os mesmos, e há uma passagem de pai a filho de heranças espúrias.

Uma estrada sem muita luz no final. Qual final?

Precisamos de um Messias Político, já disse isso algumas vezes,muitos dizem, um sonho meramente. Será que virá o milagre, em um interregno jurídico em pleito excepcional ou no longínquo 2018.

Que ao menos seja sério, aquela seriedade que ninguém pode colocar dúvida, que não possa controlar um Estado, ninguém pode, nem mesmo controlar uma centena de funcionários, mas que respeite a lei, não se intimide em punir e fazer punir os corruptos, não se corromper, cláusula mágica do Poder, e de forma alguma celebrar acordos que não sejam de interesse da coisa pública. Será que o Brasil terá essa sorte? Difícil....

LABIRINTO...

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/02/2016
Código do texto: T5538338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.