LER, UM HÁBITO SALUTAR

Já foi dito há muito tempo atrás: O homem que lê vale mais. Eu completo: O homem que lê sabe mais.

A leitura leva para reinos distantes, mundos encantados de fadas, rainhas e reis. Quem lê vai para países escondidos no mundo, de hábitos diferentes, comidas exóticas, crenças e línguas primitivas mas, interessantes. Para mundos desenvolvidos, tecnologias avançadas, países de primeiro mundo.

O leitor desenvolve seu intelecto, aguça seu raciocínio, estando apto para concorrer a concursos literários e participar de concursos públicos com larga vantagem sobre seus concorrentes. E, ainda acalma seu corpo, e enobrece sua alma, desde que seja um bom livro ou um bom texto, com assuntos amenos. Adquire um grande desenvolvimento de leitura que nos belos trechos, ‘ bebe e saboreia’ as palavras como se fossem um manjar dos deuses, um deleite para os olhos e para o espírito.

Com o tempo, ele amplia o vocabulário, entende as metáforas do autor, aprende a avaliar e a escolher os melhores livros, entre os autores renomados e os melhores e mais deslumbrantes textos, aqueles que ficam gravados na memória, aumentando a sua sensibilidade, sutilidade e perspicácia.

Ler é saber, progredir, reler é enternecer, é reviver as belas histórias há muito tempo esquecidas nos livros surrados e guardados a sete chaves na gaveta do coração. Histórias de amor, de alegrias, de tristezas, cartas familiares amarelecidas com o tempo de pessoas que já se foram.

O Brasil precisa de mais escolas, mais livrarias, com livros a preços populares ao alcance de todos, mais bibliotecas públicas e uma política de estimulo aos alunos e à população em geral pela leitura. E, com essas providências haveria um grande aumento no número de leitores e com isso, as pessoas teriam uma cultura maior, seriam mais evoluídas, mais desenvolvidas, mais humanas, mais amorosas, mais tolerantes. Haveria menos, crimes, menos presos, menos cadeias, menos violência, menos racismo, menos preconceitos, menos desigualdade social, mais seguranças nas ruas e o Brasil seria um país bem melhor para se viver.

“Como parâmetro, nossa vizinha, a Argentina, além de ter mais livrarias tem três vezes mais bibliotecas públicas por cem mil habitantes do que em nosso país”

"Uma boa e salutar leitura para todos nós"

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 09/02/2016
Reeditado em 25/11/2020
Código do texto: T5537972
Classificação de conteúdo: seguro