O PASSADO PODE SE FAZER “PRESENTE”... (Reminiscências.)

A imponente construção, para admiração e orgulho dos paranaenses, fora inaugurada no longínquo ano 1.888 *... Realizar um empreendimento de três mil e quinhentos metros quadrados; “o primeiro piso era a loja, o segundo moradia da família, o terceiro hospedagem dos funcionários”; numa pacata Curitiba, que na época tinha pouco mais de 10 mil habitantes, não pode deixar de se visto, como um ato de confiança em que o país estava fadado, ao seu constante crescimento, provando de modo inequívoco que os brasileiros, independentes de um regime político vigente: Monarquia ou a República que seria imposta um ano depois; a inevitável Lei do Progresso prevalece acima de tudo, ela abrange pessoas e povos; é uma Lei Divina, independente de sua própria nacionalidade; perante o Supremo Criador, mesmo que “sutilmente” serão todos envolvidos...

Este local também nos traz gratas lembranças; nos primeiros anos da década de 50, - tínhamos 13 anos. - existia uma banca de revistas e jornais, na atual Rua José Bonifácio, ao lado da Catedral, que foi o nosso primeiro emprego; ficamos por poucos meses. Anos depois (início dos anos 60.) conhecemos uma pessoa, - OG - que fora empregado naquele estabelecimento, muito embora fosse denominada de Ferragens Hauer,- Rua José Bonifácio com a Padre Júlio de Campos, atrás da Catedral; oferecia uma diversidade de produtos; acabou sendo o seu primeiro e único emprego, até chegar o tempo de se aposentar...

Naqueles idos tempo constituiu família, adquiriu um terreno, nas imediações em que hoje é denominado Jardim Social, construiu uma casa de madeira de acordo com os seus recursos; bem mais tarde, - já havia se aposentado. - houve a valorização dos imóveis, foram dando lugar a imponentes residências, quando então foi “tentado”, vendeu o seu modesto imóvel, que teve a sua valorização na localização do terreno, um médico o comprou; com o valor recebido comprou um excelente imóvel, em Piraquara; neste local em razão do tamanho da construção, adaptou um espaço do mesmo, fundando um Centro Espírita, que dirigiu por muitos anos, e nos parece que foi o primeiro a ser inaugurado naquela cidade...

Mesmo após aposentar-se pela suas habilidades em serviços gerais; prestava serviços a um hospital público, com isto melhorava os seus proventos de aposentado; ainda não tinha se mudado e frequentava a mesma instituição de que fazíamos parte. - normalmente fazia uso de uma moto para suas locomoções, certa ocasião, apareceu com uma Kombi, que tinha sido uma ambulância; estava “abandonada” no hospital como “sucata”, sem condições de uso, local em que prestava seus préstimos, pelo seu esforço e habilidades colocou o veículo a funcionar; e fez um acerto em troca de seus serviços...

Há momentos que nossa mente, - guardadas nos “arquivos” d´alma. -que podem reativar nossas lembranças, quando lemos* ou vemos alguma imagem que fazem retornar ao passado, independente dos anos transcorridos, eles estão “arquivados”, e repentinamente podem retornar, como se o passado estivesse “presente” novamente em nossa vida, neste exato momento...

*Gazeta do Povo de sexta-feira, 9 de novembro; excelente artigo do jornalista José Carlos Fernandes: A Ferragens Hauer Ainda Existe. Que está em faze de restauração, em função de um incêndio, (1.998) - exatamente 100 anos após a sua solene inauguração. - o que é extremamente louvável, se valoriza o presente quando damos valor ao passado...

Ficamos por aqui em nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, e até a próxima se Deus assim o permitir...

Curitiba, 16 de novembro de 2.012 - Reflexões do Cotidiano - Saul Hoje é

08 de fevereiro de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/02/2016
Código do texto: T5537098
Classificação de conteúdo: seguro