Tato e educação

Domingo de carnaval, dei apenas umas voltinhas na rua, não é o mesmo carnaval do passado, é um simulacro, um arremedo, um frankestein dos antigos carnavais. É sou meio intolerante, preferi voltar para casa e ficar ouvindo as minhas fitas-cassetes das marchinhas de antigamente, e acabei de tomar, em caráter excepcional, trêsl lapadas de Pitu Gold com limão. Depois rascunhei esta maltraçada que não tem nada a ver com carnaval. Artenga de véio caduco turbinado pelas lapadas de cachaça.

Acho que toda pessoa de bom senso concorda que educação é fundamental. Todos temos que ser pelo menos minimamente educados. Uma pessoa mal-educada crônica é repulsiva e evitada. Sim, eu sei que existe a educação demagógica, os que fingem ser educados. Com educação tudo fica mais fácil. A educação é irressistível. Não sou uma pessoa formalmente educada, educado comme il faut, sou meio casca-grossa, mas não sou mal-educado. Graças a Deus. E tenho ojeriza à educação forçada.

Mas há algo que julgo tão importante quanro a educação: o tato. E que é o tato? Acho, não riam, que é o termômetro da educação. Ter tato é vopcê entender as situações,ocontexto, é sabnber avaliar suas ações, entender seus limites e ser prudente sem perdera firmeza. O tato tem muito a ver com simancol. É necessário sobretudo em momentosd decisivos. Ter ato não significa abrir mão de princípios,mas saber impor esses princípios sem truculência e nem forçada de barra.

Eu sei que vivemos um tempo que descarta tanto o tato quantoa educação, prefere-se o vale tudo. Mas mesmo assim, o homem e a mulher com educação e tato, conseguem sobressair com dignidade.

Não se deve,portanto, confundir educação com chaleirismo e nem tato com covardia. Sou um himem velho, sei o que estou dizendo, até porque sou um sujeito conhecido como pavio curto, mas fico bemmolinho quando alguem me trata com educação e tato. Vouficasndopor aqui,as lapadas me deram sono, mas sei que depois dameia-noite vem um carnaval especial: asma. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/02/2016
Código do texto: T5536706
Classificação de conteúdo: seguro