As gerações

Acredito muito nas novas gerações. Este pessoal que está surgindo, juntamente com um mundo novo.

Nada contra as anteriores. Mas é que estas, até mesmo por estarem carregadas ainda das vivências que lhes foram apresentadas, relutam para acompanhar o que ou não têm conseguido entender ou não querem entender. Muitos dos seus componentes ficam presos a seus valores. E o que altere uma vírgula ao texto que aprenderam de cor, já é taxado de errado. E teimam. E pronto.

É claro que muito precisa ser melhorado, aprimorado. Mas todos podem colaborar para isto, independentemente do estágio de vida em que se encontrem. E aí entra mais uma virtude desta turma que está chegando por aí e dando o seu recado. Este pessoal aceita palpites, não exige exclusividade nas ações. Apenas quer que as coisas andem. E elas têm mesmo que andar...

O progresso é inexorável. E para quem acha que está piorando, a dica é dar uma olhada ao passado. Será mesmo que era tão melhor? Não era não, hein? Mas era o que se tinha, o que era possível fazer. Mas passou.

Analisemos algumas indagações, apenas: Quem deixou o mundo como está? Quem domina a cena das espertezas, das pilantragens, dos trambiques? Não é a turma dos "experientes" que está dando o exemplo, em maioria?

Claro que não é preciso disputa entre as partes, mas que é necessário mudar a mentalidade não há dúvida. "O novo sempre vem", já nos diz o poeta. Eu acredito nisto.

Tratemos de fomentar a boa convivência entre as gerações, utilizando o que de bom já existe - e muita coisa boa já foi conquistada, com certeza -, mas dando espaço sempre ao que chega e ao que virá. Caminhemos juntos, sem relutância que atrase o ritmo dos passos. Afinal, sempre assim será - basta entender que "o novo sempre vem".