Mirem-se no exemplo de Pepe Mujica

Na verdade, o que mais marca um líder são os seus atos e gestos no cotidiano. O discurso de um líder tem que bater com a sua vida enquanto cidadão. Um líder não pode pregar uma coisa e fazer outra, aqueele "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", não existe.

Gosto de avaliar os lóderes daqui do meuc cantinho acanhado, tal qual um voyeur matuto, contando apenas com pesquisas mixurucas vou traçando o perfil deles. É claro que não dá para ser exato, mas procuro ser justo. Gosto de fazer isso não por curiosidade mas porque escrevo e nao gosto de emitir uma opinião leviana, que não seja exata, mas que pelo menos reflita uma opinião honesta.

Pois bem, depois de vasculhar um montão de textos, entrevistas e reportagens cheguei à conclusão, pasmem, que só dois líderes vivem como pregam: o papa Francisco e o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Sobre o papa desnecessário se faz comentar, basta dizer que ele renunciou à pompa e circunstância da Cúria e sua pração é em favor dos mais pobres, iive espartamente. Quanto a Pepe Mujica eu acho que ele avança ainda mais que o papa porque não está dentro de uma instituição, cercado de proteção e até de meios mediáticos. Pepenão foi mordido pelovirus do consumismo, vaidade e poder. Vive numa granja modesta, doa a maior parfte do seu salário, seu carro é um fusquinha e almoça normnalmente em restaurante populares, não tem nenhuma vaidade e nem vícios do consumismo.

Lendo sobre ele me deparei com algumas de suas frases, todas verdadeiras e que demostram a sua personalidade avessa aos sonhos de consumismo e rendição ao mercado. Disse ele: "Aprendi que se você não pode viver com poucas coisas, não poderá ser feliz com muitas coisas". Uma verdade abissal. Outra: "O deus-mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir". Com umafrase definiu o poder do mercado. Mas a frase que mais me fascinou foi amais profunda, pessoal e verdadeira: "Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivocom apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha felicidade"!.

Mirem-se no exemplo de Pepe Mujica, senhores políticos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/02/2016
Código do texto: T5536473
Classificação de conteúdo: seguro