Os Provérbios são Verdadeiros?

“Provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida.”

Existem muitos provérbios já enraizados na sociedade, tais como:

Casa de ferreiro, espeto de pau, a pressa é inimiga da perfeição, devagar se vai ao longe, a mentira tem perna curta, etc.

Há outros que, não traduzem a verdade absoluta, por exemplo:

PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO.

Em se tratando de árvore, há meios de corrigir sua tortura com estacas que direcionam para o outro lado, assim crescerá para cima, quase reta que não dá para se perceber o antigo desvio, tornando-a uma bela espécime vegetal.

Se estivermos falando de pessoas, aí estamos determinando que esse indivíduo que nasceu num bairro pobre da periferia, ambiente nocivo, aprendizado ruim, filho de pais de baixa instrução escolar, ou pais separados, baixa condição financeira, não tem nenhuma condição de moldá-lo para melhor e tornar um cidadão de alto nível, dos padrões da sociedade?

Embora tenha nascido nessas condições precárias, se melhorar as condições financeiras da família, se mudar para um local mais desenvolvido, conviver com pessoas de bem, que possa ter bons educadores, educação religiosa, preservar a Moral e os bons costumes, seu caráter vai deixando de ser mau e distorcido, moldando-o para o bem, pode-se tornar um cidadão bem conceituado, pois as boas sementes, plantadas e bem cuidadas darão bons frutos.

Exemplos: Cipriano, de feiticeiro a Santo, Dimas, o bom ladrão, que foi convertido na cruz, ao contrário, Gestas, o mau ladrão, virou o rosto para Jesus Cristo, que não quis receber o perdão. Existem muitos que mudam de atitude e outros que preferem permanecer no lado avesso da sociedade, oculto e escuro da vida.

Se a personalidade de um ser humano fosse imutável, se não houvesse nenhum meio de mudá-la para melhor e que ele viveria a vida toda à margem dos bons princípios da sociedade, se assim fosse desacreditaríamos na presença de Deus.

Existem alguns, que por ter passado muito tempo na vida pregressa , esteja satisfeito com sua condição de marginal, resista a qualquer mudança, não tem vontade própria para mudar para uma vida sadia.

O QUE É BOM, JÁ NASCE FEITO.

É aquele que nasceu em lares nas comunidades mais desenvolvidas, com melhor padrão financeiro e com pais com maior graduação de educação, educados sob os princípios da religião, tementes a Deus, que tem boas amizades, boas escolas tem mais condições de se tornar um cidadão de boa reputação na sociedade.

Isso não se pode dizer que o provérbio acima é uma verdade absoluta, pois há os que mesmo criados nesse bom ambiente, em alguma fase da vida se corrompe e passa para o lado obscuro, cruel e escusos da vida pregressa, tornando-se também um marginal, nesse caso temos muitos exemplos citados em páginas policiais dos jornais, diariamente, que com a ganância de ganhar dinheiro, pela corrupção, praticada por políticos e por pessoas de todas as classes, de forma escusa e criminosa ultrapassando o limite da honestidade e da decência.

Limeira, 15 de Agosto de 2015

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra que sonha nossa vã filosofia”

William Shakespeare.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 06/02/2016
Reeditado em 06/02/2016
Código do texto: T5535165
Classificação de conteúdo: seguro