Fases

Várias são as fases de nossa vida, caminhamos e vivemos aprendendo e evoluindo. As vezes damos uma travada, precisamos dar um tempo para absorver as pancadas que recebemos enquanto circulamos no exoesqueleto que criamos para nós.

Observo as pessoas que são do meu relacionamento, aquelas que já estão mais calejadas, com a lataria arranhada, tomando um diclofenaco aqui e ali para dar uma aliviada nas dores conquistadas nas batidas da vida. Elas estão sempre retornando ao passado, rebuscando lembranças da infância, do Pai, da Mãe, dos familiares, contando causos dos velhos tempos, muitas vezes elas esquecem coisas que acabaram de acontecer.

Nessa experiência de observar, acabamos olhando um pouco pra nós e acabamos percebendo que não somos diferentes, vamos ficando mais usados e tendemos a retornar ao passado, a nossa infância. Se pensarmos bem, somos capazes de separar essas fases e quem sabe, não possamos também revivê-las sob o prisma da experiência que temos hoje.

Talvez, essa nossa vontade de voltar ao passado, aos primeiros anos, seja uma forma de reconquistar aquela curiosidade de criança, aquela vontade de perguntar sobre tudo, uma sede insaciável de aprender coisas novas. Com certeza, a vida é isso, uma volta ao começo de tudo, uma busca pelo momento da concepção, quando éramos só energia.