AS “DIFICULDADES” DO COTIDIANO... 19h. 32min.

Nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, não visam externar “lamúrias”, apenas, tão somente evidenciar as “dificuldades” do cotidiano; nestes tempos de salários “curtos” e inflação alta, em que cada um faz um esforço para tentar “equilibrar” a receita com as despesas...

Começo do ano, os compromissos vão chegando, alguns com “elevação” muito além das correções de nossos salários, - aposentados tiveram um aumento de 11.28%. - IPVA do nosso Estado, foi “agraciado”, em que o imposto dos veículos passou de 2.5 para 3.5 que equivale a um aumento de 40%...

Pela manhã fomos renovar a nossa carteira de habilitação, preferimos ir ao centro com o transporte coletivo, seria um carro a menos, para “aliviar” o transito. Lá chegamos, em questão de um pouco de mais meia hora fomos atendidos... - DETRAN - Para pagarmos a taxa de exame de vista, e agendarmos a “consulta”. Pasmem! É negado o direito de escolhermos um médico no bairro em que moramos, o agendamento, é feito aleatoriamente; fomos “sorteados” para irmos num bairro bem distante de onde moramos, é evidente que demoramos em localizar o endereço; o valor da “consulta”: R$132,34 para quem não é cliente do Banco do Brasil, tem que pagar em dinheiro...

Não deixam de serem fortes “indícios” que estamos longe de viver numa autentica Democracia; os valores para termos um veículo, no nosso caso segundo a propaganda é o Sedam Classic mais barato do Brasil; comprado em 48 pagamentos cujo valor mensal e é de R$481,05 que ainda faltam 20 parcelas...

Resumindo: Seguro anual, R$ 1.392,84, DPVAT 104,65, IPVA, 796,02, (pago a vista) licenciamento 66, renovação da habilitação, 132,34 = 2.492,85; não estamos levando em conta manutenção, combustíveis... Se, hipoteticamente gastamos mais uns R$ 300,00 mensais = R$ 3.600,00, e ainda não estamos considerando a eventualidade de um “pedágio”, quando viajamos...

Talvez, seguindo este raciocínio e estas somatórias de despesas, quem sabe ficaria mais em conta vendermos o veículo e andarmos de taxis e de ônibus...

Após os 70 a validade da habilitação é de três anos; restando a “nós” fazer as seguintes conjecturas: quando ela vencer novamente será em 2019, teremos elegido outro Presidente, um novo Senado e Câmara, com Esperanças, que o país tenha superado a crise econômica e política e que estes “tristes” anos possam fazer parte de um passado que não gostamos de lembrar, pois ninguém aguenta mais falar em corrupção... 20h32min.

Curitiba, 04 de fevereiro de 2016 - Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/02/2016
Reeditado em 05/02/2016
Código do texto: T5533786
Classificação de conteúdo: seguro