POR QUE A TELEFONIA FIXA COBRA TAXA MÍNIMA?

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2016/02/por-que-telefonia-fixa-cobra-taxa-minima.html

Com a evolução e barateamento da telefonia móvel, por que as operadoras de telefonias fixas continuam cobrando por pacotes com 200 minutos a um valor fixo? Me perguntei sem obter resposta, depois de deixar a sala da Comissão de Defesa do Consumidor. Estive em audiência contra a operadora de telefonia TLEMAR NORTE LESTE (OI).

Com muita pressa, a advogada que representava a OI ditou a proposta de acordo e disse que a operadora de Telemarketing, Elenise, devia ter se equivocada porque “esse plano nunca existiu com os dois serviços”. Dissera que participara momentos antes de outra audiência, pelo mesmo motivo: a oferta de serviços existentes. A mim, a atendente Elenise, no dia 22 de setembro ofereceu um plano de telefone e Oi Velox a um preço fixo por um ano por 64,90. Me senti enganado mais uma vez pela operadora!

Fui obrigado a aceitar o acordo da empresa, mas me senti enganado mais uma vez pela operadora! Liguei para o telefone 10331 e fiz um novo plano, com telefone fixa e OI Velox. Sem telefone OI, não existe OI Velox, porque os dois andam juntos como se fosse almas gêmeas, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. É uma venda casada e isso não pode existir. No fim da audiência, me perguntei: como uma operadora de telemarketing oferece o que a empresa não tem? Ao telefonar e me ofertar o plano que não existia, perguntei por três vezes: “está sendo gravada essa ligação”? Respondeu-me: “Sim. Se precisar, é só pedir depois”. Seu nome? “Elenise”. Protocolo da ligação da OI me ofertando um plano inexistente: 20151138604180. Anotei tudo porque minha advogada já processou várias vezes a empresa OI, por outros motivos e, principalmente, por ofertar produtos e serviços que não existem.

Por que não extinguem a cobrança do valor mínimo para as contas de telefone fixo? Por que a cobrança não é feita pelos minutos que a pessoa usa, sem a taxa de cobrança. No passado, um aparelho telefônico era tão caro que se pagava em prestações em carnet! Isso hoje não existe mais, felizmente! Infelizmente, porém, continuam cobrando por taxa fixa de 200 minutos! Justificam que o OI Velox está muito abaixo do valor de mercado, o que é verdade, mas porque existe concorrência.

Por que não reduzem o valor e passam a cobrar sem essa imposição? Não sei, mas desconfio que seja pela pura falta de concorrência para a Telefonia fixa: só a OI opera no Amazonas, lamentavelmente!

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 03/02/2016
Reeditado em 03/02/2016
Código do texto: T5532513
Classificação de conteúdo: seguro