REFLEXÕES DO COTIDIANO – O ORGULHO E O EGOÍSMO.

No cap. XI do Evangelho Segundo o Espiritismo, há duas mensagens, abordando os temas; Orgulho e o Egoísmo.

A primeira é assinada pela entidade Emmanuel, com a data de l.86l, - Paris, a segunda por Pascal, em l862, - Sens. Na primeira, afirma: “Egoísmo, esse é filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias deste mundo.” A segunda mensagem afirma: “Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, haverá sempre um caminho para o mais sagaz, uma luta de interesses onde são pisoteadas as mais santas afeições, onde os laços sagrados da família não são mesmo respeitados”.

Estas duas mensagens em breve complementarão 150* anos de sua publicação, parecem tão atuais, quando observamos o comportamento de alguns setores de nossa sociedade.

O orgulho e o egoísmo se constituem nos maiores entraves para que o nosso mundo já tivesse alcançado um degrau a mais na sua escala evolutiva, - Mundo de Regeneração-.

Ao observarmos os aspectos econômicos das atividades humanas, vemos que eles estão presentes, dificultando enormemente, para que os patamares mencionados acima já tivessem sido conquistados...

Até que ponto a ganância do lucro e o acumulo dos bens terrenos, justificam os meio pelos quais isto é conseguido; grandes grupos se juntando os outros grupos, formando verdadeiros cartéis, em busca do domínio econômico, nas várias áreas da sociedade, pouco se importando se tal procedimento venha causar o desemprego, principalmente para os menos classificados, e atingindo também aqueles que tiveram oportunidade de aprimorar-se mesmo no setor universitário.

O Criador na sua Infinita Sabedoria gerou na sociedade a diversidade de aptidões, formando um incrível leque de atividades, pois se todos fossem doutores, quem seria incumbido de exercer as atividades mais simples, porem, necessárias a sociedade como um todo?

Dando dois exemplos práticos; no bairro em que moramos, há o ônibus alimentador, no sentido bairro terminal, vice-versa, sem aviso prévio, os ônibus convencionais, com cobrador, foram trocados por veículos menores, com a metade da capacidade de passageiros, onde foi retirado o trabalho do cobrador, que passou a ser exercida pelo próprio motorista; se dirigimos o carro e atendemos o celular podemos ser multados, imagine o motorista dirigindo e fazendo o troco... Pouco se falou sobre isto, por parte dos poderes constituídos, onde o egoísmo falou mais forte, eliminando o emprego do cobrador...

Em nossa cidade, várias redes de supermercados, passaram para mãos de outros grupos econômicos, onde houve uma preocupação de diminuir os caixas rápidos, o que acarreta enormes filas, onde na entrada havia dois fiscais, para controlar a entrada e saída dos veículos, hoje esta função é exercida por um empregado, - com certeza, terceirizado. -

Encerrando nossas reflexões de hoje, que dizer das indústrias que aproveitando a mão de obra barata, mandam produzir seus produtos na China e Índia, para diminuir seus custos de produção, aumentando seus lucros, pouco se importando se este comportamento venha em detrimento do emprego de seus países de origem...

Portanto, o conteúdo que as duas mensagens do Evangelho Segundo o Espiritismo, expressaram são atuais, pois o orgulho e egoísmo continuam a falar mais alto, no comportamento de grande parte das criaturas humanas. É urgente reavaliar conceitos e valores, para que o Mundo caminhe para melhor, onde a palavra irmão e próximo sejam compreendidas como necessidades nossas, pois as necessidades básicas é um direito de cada ser, onde o grau de evolução será demonstrado com menos orgulho e com menos egoísmo...

Até as próximas reflexões sobre o cotidiano.

Curitiba, 5 março de 2008 Saul Hoje é 01 de janeiro de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/02/2016
Código do texto: T5530393
Classificação de conteúdo: seguro