Treze

Confesso que sou alguém completamente arredio aos lugares da moda, elegantes, finos, chiquês e o escambau de modismos. Só frequento os ambientes do povão. Sempre fui assim. Por exemplo: quando o pessoal de casa sai e, claro, não faz o almoço, eu tranquilamento pego um ônibus para um bairro distante e almoço num boteco que foi transformado em mini-restaurante de um conhecido que foi subgerente de um banco, mas que ao perder o emprego, devido à crise, não entregou os pontos e nem caiuem deprê, pegou os trocados da indenização e botou um boteco pra vender comida pronta, o negócio foi aumentando, ele adquiriu um prédio que erauma pequena garagem, fez um "puxadino" e aí nasceu o mini-restaurante. Quem cozinha é a mulher dele, ajudada por uma sobrinha e que é o garçon é um filho, empresa fundo de quintal. Quase toda semana, mesmo sem ser para almoçar apareço no pedaço para passear e bater papo sobre futebol, discutir, eu sou Sport ele é Santa Cruz, pensem na discussão, e o som sempre ligado num CD de Nelson Gonçalves, tomo café num copo de vidro e ficamos batendo papo até a hora do alomoço quando tiro o carro e,às vezes, alomoço.

Na hora do almoço enche. Ele me disse que serve 30 almoços por dia, já tem cientela fixa. Todos os almoços são PF (prato feito). A clientela é composta por comerciários, pessoal de obras, alguns advogadose meia dúzia de funcionários públicos. O prato feito de comida caseira é muuito simples: feijão, arroz, farofa, um pedaço de carne ou um pedaço de galeto, uma folha de alface, um pedaço de tomate, uma rodela de abacaqxi em cima ou um ovo tipo oião. O refrigerante é por fora, acompanha o almoçoapenas um copo de um refresco tipo ki suco.Preço: 13 reais. O mini-restaurante não tem nome, apenas uma bandeira do santa Cruz é referência, mas estão apelidando de Treze, mas do jeito que as coisas vão nesses dias muda de apelido, vai ser quinze ou dezesseis.

Dia desses, só por curiosidade perguntei ao proprietário quando dava para ganhar num almoço. Ele foi franco: cinco reais. Fiz as contas, são 20 dias pormês,não abre sábado e domingo, são,portanto, seiscentos almoçosa cinco reais são trêsmil reais de lucro,comele paga suas contas e se mantém. No sufoco,mas se mantém. É um dos que em vez de chorar e se lamentar, estão lutando. Wando vou lá costumo fazer uma fezinhano jogo do bicho e jogo 13 no grupo, Galo, mas também faço uma fezinha na cobrinha do Santa, nove,e no meu Leão do Sport, o 16. Vibro com quem nãoentrega os pontos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/02/2016
Código do texto: T5529815
Classificação de conteúdo: seguro