Querido Esculápio, eis sua resposta

" Queres ser médico meu filho?Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Desejas que os homens te considerem um Deus que alivia seus males e lhes afugenta o medo. Mas, pensaste no que se transformará a tua vida?Terás que renunciar à vida privada: enquanto a maioria dos cidadãos pode, terminado o trabalho, distanciar-se dos inoportunos, a tua porta estará sempre aberta a todos." Então seu Esculápio, eu bem que queria, me preparei e tudo sabia ?! Estudei para conseguir bolsa em um cursinho pré vestibular e consegui. Estudei. Não passei. Decidi tentar de novo, afinal ainda sou jovem não é?! Entrei em outro cursinho.Estudei. Não passei. Resolvi que deveria abrir mão de um sonho meu e pensar mais na minha família, nos meus pais que são doentes e precisam sentir a segurança de ter uma filha formada e encaminhada na vida para se sentirem tranquilos. Pesquisei, me aprofundei em muitas áreas e descobri algo que se parece comigo: arquitetura. Talvez você diga que uma coisa não tem nada a ver com a outra e, de fato, não tem mesmo. Acontece que,na área da saúde, se não fosse medicina então seria nenhuma outra. Como poderia me contentar com metade de um sonho ? Com metade de uma meta ? Não sou uma pessoa de metades ou meias verdades. Resolvi que deveria criar um plano B, um que fosse realmente diferente do A e que pudesse me trazer felicidade também. Encontrei e me encantei! Acho que estou seguindo o caminho certo mas sabe a razão de vir aqui te escrever ?! Queria te dizer que conheci pessoas que tentam medicina a mais de 5 anos, pessoas que ( assim como eu) vieram de um ensino público precário e precisam se esforçar o triplo num cursinho preparatório para poderem começar a sonhar.Pessoas que ( assim como eu) possuem o sonho de salvar vidas e prolongar os dias dos que estivessem moribundos e aos nossos cuidados. Eu sei que seria uma ótima médica, sei que abriria mão de mim e de todos os outros aspectos da minha vida apenas para me dedicar a essa carreira que tanto amo e admiro. Eu sei que essas pessoas que conheci ao longo da minha trajetória de cursinhos, seriam tão boas e dedicados quanto eu seria,mas as oportunidades são escassas e os pobres sempre acabam sendo jogados para escanteio não é?!

Nessa minha trajetória de cursinhos, estudei onde a grande maioria provinha de escolas particulares ( nem falavam comigo quando viam meu uniforme de escola pública) e ouvi diversas vezes " vou tentar medicina porque meu pai quer". Esculápio meu caro,sabemos que esse indivíduo vai passar no vestibular. Sabemos também que é difícil recuperar anos de ensino precário em 8 meses de cursinho, portanto,sabemos em quais mãos as vagas irão parar não é?! As vezes vejo um ou outro estudante de escola pública saindo nos jornais por ter passado em medicina e é realmente algo para ser noticiado, afinal, são pouquíssimos os que conseguem. É praticamente uma loteria!Cerca de 80% das vagas são para o público das particulares ( estou sendo gentil, eu sei) e essas notícias tornam a vida de um vestibulando de medicina ainda mais difícil. Os vizinhos ,que mal sabem ler, se sentem no direito de julgar a sua capacidade e sua inteligência. Dizem que você não se esforçou o suficiente e que o fulano do jornal era de escola pública também, mas não entendem que ,de 600 aulas que deveriam ter sido dadas por ano, tivemos 300 quando muito. Não entendem que quando chegamos no cursinho e ouvimos os professores dizendo as tão temíveis frases " vou começar a partir desse ponto já que anterior a isso é matéria de fundamental" nos sentimos desesperados por termos terminado o ensino médio sem nunca termos visto aquilo e a vontade de desistir aumenta ainda mais. A matéria que deveria ter 3 páginas numa apostila, não te serve de nada já que você não possui sequer o básico. Por isso você chegará em casa e pesquisará o pré básico, para chegar no básico e , só assim, poder chegar na matéria dada no dia. Essas pessoas que tanto falam, não entendem que você jamais acompanhará o ritmo do cursinho porque você , simplesmente, não aprendeu nada e terá que estudar 3,4 vezes mais do que os alunos das particulares. Essas pessoas não entendem que já chorei e já vi muita gente chorar nos corredores das salas de estudo. Já vi muita gente desesperada, muita gente sem esperanças, muita gente sem dinheiro para continuar tentando e sem ter a certeza se irá conseguir ou não. Isso é tão triste ! É tão ruim saber que existem escolas públicas com um ensino medíocre e que essas ainda são poucas, a maioria possui um ensino deplorável. É tão triste saber que pessoas que realmente possuem amor e boa vontade para exercer uma profissão tão linda, nem sempre terão as oportunidade necessárias para cursá-la. É tão triste saber que existem médicos que fazem o que fizeram com meu pai hoje, olham um diabético com um ferimento inflamado e dizem " não é nada não, vou passar uma pomadinha". É tão triste ver que existem pessoas morrendo enquanto "médicos" tomam cafezinho na sala de descanso. É tão triste ver que é necessário estudar 15/16 horas por dia para um pobre conseguir entrar em uma universidade pública, enquanto um rico ( que poderia pagar uma boa particular), fez um cursinho de 6 meses apenas para revisar o conteúdo e já está garantido no primeiro dia de aula. É tão triste ver tudo isso, mas prometo que esse ano ainda tentarei alcançar meu plano A e se eu conseguir, garanto que darei o meu melhor. Se eu não conseguir, estarei torcendo para que os meus amigos , tão merecedores quanto eu, consigam e ajudem a transformar a saúde pública brasileira em uma saúde pública decente. Enfim, acho que é isso esculápio, se você , o deus da medicina e da cura, visse o quão elitizada se tornou essa carreira e o quão comercial se tornou a saúde ,se sentiria doente imediatamente, só não sei se haveria alguém que te socorresse.

A marca de um sorriso
Enviado por A marca de um sorriso em 31/01/2016
Código do texto: T5529324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.