Saudade

E hoje no Brasil se comemora o Dia da Saudade. Mas o que será saudade?

Andei pesquisando, e a palavra saudade significa solidão no latim e só existe na língua portuguesa e em galego.

Solidão, saudade.. solidão não tem muita ligação com o 'estar solitário'. Podemos estar sozinhos, mesmo rodeados de pessoas.

Penso que esta é a solidão em sua essência. E saudade? Saudade é um sentimento que nos acompanha por toda a vida.

Quando éramos crianças, sentíamos saudade de quando estávamos acolhidos no ventre de nossas mães. Quando éramos adolescentes, sentíamos saudade de quando brincávamos na infância. Quando chegamos a vida adulta, sentimos falta do frio na barriga que o primeiro amor nos causou. Quando chegamos a idade madura.. bom isso ainda não posso dizer, ainda falta estrada para chegar. Quem sabe eu chego lá!

Analisando tudo isso, a saudade é um sentimento que nos remete ao passado e isso tem um lado bom e um lado (não) muito bom:

é importante analisarmos os feitos do passado, para vivermos o presente com mais sabedoria, porém temos que ter cuidado para não

viver só do passado, e deixar passar as oportunidades que o presente nos apresenta (gostei do trocadilho) e deixar de perceber

as novas aspirações para o futuro.

Saudade é uma faca de dois gumes, em que é preciso ser astuto e não se deixar cair em suas armadilhas, um tanto atraentes.

Saindo um pouco da temporalidade que a saudade nos remete, vamos falar dos tipos (talvez essa não seja a melhor nomenclatura, enfim) de saudade.

Saudade de um momento. Saudade de um ano. Saudade de um emprego. Saudade de um amigo. Saudade de um amor. Saudade de uma música. Saudade de um ente querido. Saudade de uma vida inteira. Todos os "tipos" de saudade tem sua conotação e sua loucura. Mas acredito que a saudade de si próprio é a mais intrigante e dolorosa de todas as "saudades".

Com o passar do tempo, vamos mudando, evoluindo, crescendo.. e cada fase é importante para que se inicie uma próxima fase e nisso vamos "perdendo" pedaços de nós mesmos. Vamos ganhando pedaços dos que entram e dos que deixam nossas vidas. Vamos nos construindo, e essa construção nos coloca frente ao novo, e nos faz deixar o que não era necessário para trás.

E sentimos saudade.. saudade do que tiramos da mochila da vida, para que possamos encher com 'coisas' novas. A despedida de um amor

é como se fosse uma despedida de si mesmo também. A mudança de fase na vida, é uma despedida de si mesmo. E assim vamos vivendo, com saudade, o tempo todo, de tudo o que fomos,

somos e seremos.. de tudo que experimentamos, vivemos e sofremos..

Viva a saudade! Viva o dia da saudade! Porque talvez se ela não existisse, não teríamos a chance de crescer e de sorrir, mesmo que as lágrimas estejam caindo, e o coração esteja apertando.

Saudade.. um sopro de existência!

Escrito em 30 de janeiro de 2014.

Karla Barros
Enviado por Karla Barros em 30/01/2016
Código do texto: T5528180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.