UM NOME, UMA NOTÍCIA E ALGUMAS LEMBRANÇAS...

Novo dia amanhece, são 6h27min. No horário de verão isto ocorre mais tarde; os idosos via de regra dormem menos, que dá mais tempo as suas lembranças, que não deixam de ser vivências, experiências de vida ao longo de sua existência, o “hoje” pode ser melhor que “ontem”, tudo depende do ponto de vista de cada um...

Há alguns dias atrás nos dirigimos a uma tradicional farmácia, cuja existência é de várias décadas, passou de pai para filho, e já faz algum tempo que este também se “foi” para o lado de “lá”; entretanto, antes que isto acontecesse, por questão de saúde, vendeu o estabelecimento comercial, que ficou nas mãos um novo proprietário, já ligado ao ramo com outras farmácias...

Ele, Senhor Darcy, porém, permaneceu, pessoa idônea, honesta, comunicava, gostava do que fazia lidar com o público, além de clientes os compradores também se tornavam seus amigos, e isto a mais de cinco décadas...

...Corria o ano de 1968, quando o conhecemos, este estabelecimento ainda funcionava no primeiro endereço, que começara ali com pai, e que mais tarde o filho, com sua esposa, dariam sequência. Naquela época era comum, uma indústria farmacêutica, nomear um distribuidor, e este se encarregava de divulgar os produtos, bem como vendê-lo as farmácias...

Foram quase 50 anos, de nossa parte com algumas “mudanças” de empregado a empregador; além das relações comerciais, também foi associada as da amizade; em 1998, nossa pequena empresa por vários fatores encerrou suas atividades, quando passamos a nos dedicar tão somente a divulgação das Gotinhas da Saúde, - Cloreto de Magnésio em gotas. - cada vez que trabalhávamos naquele setor, sempre que possível íamos cumprimentá-lo, lá chegando perguntamos por ele, quando fomos informados que em se aposentara em definitivo; pedimos o seu telefone de sua residência gentilmente nos forneceu e hoje pretendemos telefonar...

Esta singela crônica nos faz lembrar, no “passado” a maioria das pessoas, entrava numa Empresa, comercio ou indústria e permaneciam por longos anos. Hoje há novos conceitos, quem assim precede é “acomodado”, quanto a “nós” poucas vezes “mudamos”, alias, por mera curiosidade vamos mencionar o que estava escrito nas primeiras Carteiras de trabalho: ...

“A carteira, pelos lançamentos que recebe, configura uma história de uma vida. Quem a examinar, logo verá se o portador é de temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica, como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra, pode ser uma advertência.”

(a.) Alexandre Marcondes Filho. Presumimos que foi Ministro do Trabalho na Era Vargas.

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar, que nossa saudosa avó, muitas vezes foi no primeiro endereço, - Farmácia Catedral - dentre os medicamentos que fazia uso, era as Pílulas de Vida do Doutor Ross, até havia uma propaganda em forma de música: ”Pílulas de Vida do Doutor Ross, fazem bem ao fígado para todos nós”...

Um bom final de semana, e até a próxima Reflexão do Cotidiano, se Deus assim o permitir.

Curitiba, 30 de janeiro de 2016 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/01/2016
Código do texto: T5527919
Classificação de conteúdo: seguro