REFLEXÕES SOBRE OBRAS PÓSTUMAS I...

Obras Póstumas foram publicadas pela primeira vez em 1890, após 22 anos da publicação de A Gênese, último livro do Mestre, o quinto que encerrava toda a base doutrinária do Espiritismo. A primeira parte desta obra quase toda publicada na Revista Espírita, no longo período em que Allan Kardec esteve na sua direção: 1858 a 1869 (seu desenlace ocorreu em plena atividade em 31 de março de 1869 e a edição de abril já havia sido impressa.) A segunda parte de Obras Póstumas, diz na página de sua abertura: EXTRATOS IN EXTENSO DO LIVRO DAS PREVISÕES CONCERNENTES AO ESPIRITISMO. Manuscrito feito com especial cuidado por Allan Kardec do qual nenhum capítulo foi publicado até a presente data. (dizeres constantes na primeira edição de Obras Póstumas.) A que temos em mãos foi publicada pela LAKE- Livraria Allan Kardec Editora, com introdução e notas de J. Herculano Pires, eminente educador paulista, autor de várias obras, hoje de saudosa memória.

A segunda parte é repleta de mensagens pessoais, de orientação aos trabalhos do Codificador. Esta de 10 de junho de 1860, em sua residência, tendo como médium a Sra. Schmidt, o nome da mensagem de orientação é: Minha Volta.

Kardec, pergunta a entidade denominada (a Verdade) que muitos espíritas aceitam que seria o próprio Jesus, expressão maior de toda codificação. Transcrevemos na integra a última pergunta e resposta da mensagem:

P. O que quereis dizer com estas palavras: por pouco?

R. Não ficarás muito tempo entre nós. É preciso que voltes para terminar tua missão, que não poderá ser concluída nesta existência. Se possível, não partirias de maneira alguma, mas é preciso que nos sujeitamos à lei natural. Ficarás ausente por alguns anos e quando retornares será em condições que te permitam trabalhar desde logo. No entanto há trabalhos que será útil terminares antes de partir, e por isso te deixaremos o tempo necessário para os concluíres.

Nota - Calculando aproximadamente a duração dos trabalhos que me restam a fazer, e levando em conta o tempo de minha ausência e o de infância e juventude até atingir a idade em que um homem pode desempenhar um papel no mundo, chego à conclusão de que isso acontecerá forçosamente no fim deste século ou no começo do outro.

Para ser honesto, em nossas reflexões, copiávamos na integra a interpretação pessoal de J. Herculano Pires. Já vimos como na previsão das transformações do mundo, que os espíritos falam do tempo em medida diferente da nossa. Kardec fez seus cálculos em termos humanos. Mas é evidente que a sua volta seria inútil em prazo tão curto. O país do mundo em que o Espiritismo mais se desenvolveu foi o Brasil e na verdade, só agora começamos a conhecer a sua obra. De que adiantaria vir ele aumentá-la. Correrá muito tempo antes de seu retorno (N. do Rev.) Esta opinião de J. Herculano Pires foi expressa na década de 70, quando a missão de Francisco Candido Xavier, ainda estava na metade de suas tarefas.

No século XX existem raras mensagens de Allan Kardec. No livro No País da Luz, do médium português, que depois veio a morar no Brasil, Fernando de Lacerda, no ano de 1907 há duas mensagens de Allan Kardec. Não temos conhecimento de outras comunicações (exceto que iremos nos referir no final destas reflexões) mesmo pelos médiuns mais conhecidos com grande acervo literário, de inquestionável valor. O porquê desta ausência de comunicação do Mestre de Lion?

No início da década de 90, é editado pela Cultura Espírita União (CEU) o livro Kardec Prossegue, do confrade Adelino da Silveira, que ainda não tivemos o privilégio de ler.

Desde junho de 1998, o conceituado Jornal Folha Espírita, tem abordado este interessante tema: Seria Francisco Candido Xavier, o retorno de Allan Kardec, em nova missão na pátria brasileira, conforme anteviu o Espírito da Verdade, naquela mensagem em Obras Póstumas? Que cada espírita possa refletir, para tirar suas próprias conclusões.

Pelas obras se reconhece o autor. Prosseguindo, um artigo que me chamou muito a atenção foi este depoimento muito conhecido e narrado (neste artigo) pela renomada médica Dra. Marlene Nobre,* Diretora da Folha Espírita onde Francisco Cândido Xavier, desempenhava a missão de um dos maiores sensitivos conhecidos e admirado por todos os espíritas e não espíritas. Em muitas ocasiões, segundo palavras da Dra. Marlene, que de relance não via a imagem de Francisco Candido Xavier, mas sim a imagem de Allan Kardec, foi muito criticada. Um dos últimos livros de Carlos Baceli, cujo autor espiritual é conhecido médico psiquiátrico Dr. Inácio Ferreira, foi Diretor de um hospital nesta área durante 50 anos, num certo momento desta obra fala textualmente: Quando Francisco Cândido Xavier desencarnou, JESUS veio buscá-lo pessoalmente e que o maior sensitivo que habitava ente nós e Allan Kardec somos a mesma personalidade...

Francisco Candido Xavier, quando mais jovem e com melhor condição de saúde, nos célebres programas da extinta TV Tupi, Pinga Fogo, na década de 70, demonstrava uma enorme capacidade de raciocínio, o que permitia discorrer sobre os mais variados assuntos, sempre com enorme clareza dando o enfoque doutrinário que a doutrina Espírita apresenta. Mesmo que por intuição dos mentores espirituais o ajudassem, precisaria encontrar no médium as condições adequadas para exercerem o seu papel...

A Folha Espírita, do mês de julho de 2004, transcreve no início do Editorial: "Com esta edição, vivemos um momento único em nossa missão de informar. Publicamos entrevista inédita de Martins Peralva, feita por Geraldo Lemos Neto, na década de 90, somente agora liberado à divulgação, por Francisco Candido Xavier, dois anos após a sua morte. Agradecemos comovidos a Geraldo e Peralva, por este privilégio."

Francisco Candido Xavier recebeu de presente o livro: Kardec Prossegue, com dedicatória do autor, certa ocasião que Geraldo visitava Chico Xavier, o mesmo pergunta o que achava do livro, Geraldo respondeu: "Chico, acho que o livro é a expressão da verdade!" Uma vez perguntei-lhe pelo Codificador e ele, depois de alguns minutos de silêncio, declarou: "Geraldinho, pode se dizer que está trabalhando muito..."

Na realidade, a monumental obra de Francisco Candido Xavier, é uma ampliação detalhada das cinco obras básicas, que deram alicerce ao enfoque científico, filosófico e as consequências religiosas do espiritismo.

Novamente reverenciamos a Ele, onde estiver, com certeza nas dimensões espirituais de padrão vibratório de inenarrável condição, se refazendo de sua árdua missão, onde em mais de 400 obras enaltece em trabalho constante a humildade, a compreensão com as mazelas humanas, sempre esteve acima de tudo isso, nunca quis aparecer, para revelar sua real personalidade, fazendo um acordo que isto fosse revelado dois anos após o seu retorno ao mundo espiritual.

O Obreiro se reconhece pela suas obras...

Não poderíamos encerrar nossas modestas considerações, sem citarmos e recomendarmos a leitura dos três volumes (me parece que atualmente são condensados em dois) de: Allan Kardec (pesquisa bibliográfica e Ensaios de Interpretações) Editado pela FEB, cujos autores são: Sr. Zêus Wantuil e Sr. Francisco Thiesen. É uma obra excepcional, centenas de dados sobre o Mestre, fartamente ilustrada. Narram os autores: a obra de pesquisa foi concluída em 31/05/1979. Na reunião do Grupo Ismael em 14/06/1979, Allan Kardec deu uma mensagem psicográfica: Isto não invalida tudo o que foi dito: Francisco Candido Xavier poderia ter realizado um desdobramento consciente, assumindo nesta comunicação a sua anterior personalidade? O mesmo não poderia ter ocorrido com a comunicação na Bélgica? Baseados nisto, é que tem correntes contrárias ao que acabamos de expor, porém os indícios favoráveis falam bem mais alto, e que nos da plena convicção que Ele voltou, esteve entre nos e maioria não se apercebeu: Chico e Kardec, um só Espírito.

Curitiba, 30/04/2.007 - Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 29 de janeiro de 2016

*Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, era viúva do Deputado Freitas Nobre. Nasceu no interior de São Paulo, em 1937, desencanou na manhã de 5 de janeiro de 2015, no litoral paulista. Fundadora da Associação Médica Espírita de São Paulo, bem como a Folha Espírita. Conferencista e autora de vários livros. *Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.net63.net ou http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 29/01/2016
Reeditado em 29/01/2016
Código do texto: T5527465
Classificação de conteúdo: seguro