OSÓRIO MINHA CIDADE
                                       SUELY BRAGA
Cidade do ontem. Cidade do porto onde os navios quebravam nas marés das lagoas. Cidade do trem que engolia os tirlhos, soltando caracóis de fumaça nas idas e vindas à Palmares do Sul. Da igreja centenária recheada de cristais circundada pela praça, onde o povo se reunia para as missas dominicais e os festejos religiosos. Onde os jovens passeavam em volta da praça para se encontrarem. Cidade dos casarios coloridos, dos bate-papos nas calçadas. A comunicação entre as pessoas era solta. A amizade, o afeto, a fraternidade, a solidariedade era o vínculo que enternecia os corações dos moradores. Cidade dos hotéis e pensões que acolhiam os visitantes, que desmbarcavam do trem para visitar parentes, fazerem pequenos negócios.
Cidade onde as fantasias, as lágrimas, as gargalhadass eram constantes nas telas dos cinemas. Onde os festivais organizados pelas professoras do Grupo Escolar General Osório, a maior e mais importante escola da cidade, lotavam e encantavam nos palcos dos cinemas.Onde os programas musicais no auditório da Radio de Osório eram a festa da meninada aos domingos pela manhã.Quanto talento ali se manifestava e não se desenvoviam por falta de oportunidades!
Osório dos famosos bailes no Clube Comercial com coroações de Rainhas, onde desfilavam as mais belas moças das famílias osorienses.  Ali se realizavam bailes de debutantes e reuniões dançantes nas tardes dominicais. Osório dos famososo jogos de futebol apreciados por toda a população. Os desfiles
da Semana da Pátria  eram realizados com a alegria e o entusiasmo de crianças e jovens.
 
Cidade das casas arquitetônicas que hoje viraram pó.
Era uma cidade calma e pacata na qual todos se conheciam e eram amigos. Sem violência, sem medo que aterrorizassem os seus habitantes.
 Ah! Como sinto saudade daquela cidade da minha infância e adolescência!
 
                Osório, 18/01/2015.
 
suely Braga
Enviado por suely Braga em 28/01/2016
Código do texto: T5526459
Classificação de conteúdo: seguro