As bananas do vizinho

Li uma cronica do nosso companheiro Dartagnan, mosqueteiro Pernambucano ,que escreve cronicas muito criativas, falando sobre um fungo que ameaça destruir todas as plantações de banana do planeta.

A banana, você sabe, é um presente perfeito de Deus para o homem. Analisa bem....tem uma cor atraente e já vem embrulhada, sai da bananeira e chega na sua casa, amarela e embrulhada, você corta o biquinho e pronto, já pode desembrulhar e comer. O Designer da banana é divino e o criador não há de permitir que um funguinho traiçoeiro acabe com a delicia que ele criou com tanto amor.

Pois bem, tinha lido essa história do fungo e aprendi até que foi um inglês que desenvolveu essa variedade de banana nanica que conhecemos, chama-se Cavendish, em homenagem a esse inglês que a difundiu pelo mundo.

Um dia desses aconteceu um fato inusitado, Seu Agenor, meu vizinho, baiano da gema, foi criado no sítio e vive cuidando de plantas de jardim e frutíferas na sua casa e na casa de algumas vizinhas que contratam ele para podar árvores, plantar e fazer pequenos serviços.

Seu Agenor tem umas bananeiras no quintal, dessa variedade ameaçada, a Cavendish, aqui o povo chama ela de "nanicão", quando o cacho amadurece, Seu Agenor sai distribuindo uma penca para cada vizinho. Uma bananeira dessas lançou o coração por cima do meu muro divisório, o muro tem 1,70 de altura, do meu lado, e cerca de 1,30 do lado do seu Agenor. O Terreno dele está num nível mais alto do que o meu. O coração era enorme, roxo como todo coração de bananeira. Ele começou a formar um cacho enorme para o meu terreno.

Chamei seu Agenor para ver o acontecido, ele ficou admirado e disse para eu ficar tranquilo e deixar a banana crescer. Falei pra ele que quando chegasse a hora de colher eu avisava.

Com essa história do fungo, e as pequenas plantações de banana como a do Seu Agenor, essas de fundo de quintal, pensei que a banana jamais vai acabar, esse fungo não vai ter coragem de voar tão longe para comer nos nossos quintais.