“A MARCHA DO PROGRESSO” *... 7h05min.

Ontem, antes de sair para tarefas habituais de quarta feira à noite*, abrimos a esmo este livro*, cuja primeira edição já completou mais de século e meio, numa prova inequívoca que as “dimensões da verdade”, não perdem a validade...

É sobre a Lei do Progresso, a página sequente é a que abrimos (304); o que nos leva a fazer estas singelas conjecturas; não podemos negar que a humanidade, apesar de alguns momentos de avanços e retrocessos, o progresso é evidenciado, e beneficia todos os seguimentos da sociedade. Na época que mencionamos acima, século XIX, há um livro do Codificador*, mencionando suas viagens em algumas cidades da França, por trem, que se constituía um grande avanço nos meios de transporte; também, “lá” já havia o início dos metrôs, que bem mais tarde dariam os seus primeiros passos em nosso país.

O automóvel surgiria bem mais tarde, bem como o transporte aéreo; as viagens marítimas já estavam num patamar mais avançado; não podemos deixar de mencionar, que se deu na Europa e América do Norte, os avanços da produção fabril, as máquinas de fiar; século XVIII*.

Este capítulo vai das perguntas 776, a 785, vamos somente nos ater a algumas da página que já mencionamos; 779 - O homem possui em si a força de progredir ou o progresso não senão o produto de um ensinamento? (questiona o Codificador).

- O homem se desenvolve, ele mesmo, naturalmente. Mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma; é então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros pelo contato social. (resposta dada pela entidade espiritual, através da médium).

O progresso moral segue sempre o progresso intelectual? É a sua consequência, não segue sempre imediatamente. (192-365). (As perguntas destes números têm relação com este assunto). O Codificador, pesquisador nato, quis “esmiuçar” mais a resposta. Como o progresso intelectual pode conduzir ao progresso moral? Fazendo o compreender o bem e o mal: o homem, então pode escolher. O desenvolvimento do livre arbítrio segue o desenvolvimento da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.

- Como ocorre então, que os povos mais esclarecidos sejam, frequentemente mais pervertidos?

- O progresso completo é o objetivo, mas os povos, como os indivíduos, não o alcançam senão passo a passo. Até que o senso moral se tenha neles desenvolvidos, eles podem mesmo se servir de sua inteligência para fazer o mal. O moral e a inteligência são duas forças que não se equilibram senão com o tempo. (365-751). Idem

781 - É dado ao homem o poder de deter a marcha do progresso? Não, mas o de entravar, algumas vezes.

- Que pensar dos homens que tentam deter a marcha do progresso e de fazer a humanidade retrogradar? - Pobres seres que Deus castigará. Eles serão transportados pelas correntes que querem deter.

Vamos terminar, - para não cansar nossos prezados leitores (as), com este interessante adendo do Codificar. “O progresso, sendo uma condição da natureza humana, não está ao alcance de ninguém e a ele se opor. É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não sufocar. Quando essas leis se lhe tornam incompatíveis ela as afasta com todos aqueles que tentam mantê-las, e assim o será até que o homem tenha colocado suas leis em conformidade com a justiça divina, que quer o bem para todos, e não leis para o forte, em prejuízo do fraco”. 8h28min.

*Grupo de Estudos que frequentamos as quarta, que se iniciam às 20h.

*A primeira edição de O Livro dos Espíritos foi em 18 de abril de 1857.

* Hippolyte Léon Denizard Rivail - Allan Kardec -Nasceu Leão - França em 3 de outubro de 1804 faleceu em Paris em 31 de março de 1869

*Viagem Espírita, em 1862 e 1867

*Globalização Demétrio Magnoli

Curitiba, 28 de janeiro de 2016 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/01/2016
Reeditado em 29/01/2016
Código do texto: T5525905
Classificação de conteúdo: seguro