Memórias de viagem - Parte 4

Quando você viaja pela primeira vez para um país do Oriente Médio, por mais que você tenha lido, se informado e ouvido mil histórias através de pessoas íntimas que lá estiveram e viveram,você não consegue desmistifificar algumas coisas com as quais você cresceu pensando, digo ,coisas que você aprendeu sobre lá.

Primeiro você pensa que tudo é deserto...que não existem muitas árvores...e lá vem os clichês...todas as mulhers usam véus ou lenços, todos os homens são barbudos e tem cara de maus, ou são bonitos e andam em camelos..rsrs...fantasias de histórias das mil e uma noites.

Aí você chega no Líbano, e realmente vê que ele é um país totalmente diferente de todos os outros no Oriente Médio. Ou era. Atualmente eu sei que as coisa estão muito diferentes por lá.

A começar pela sua geografia. É um pequeno país à beira do Mar Mediterrâneo, muito estreito...voce está no mar e em 30 min você está na montanha, a 3.000 metros de altitude. Você pode fazer wind-surf no verão e ski no inverno. Lá não tem deserto. Nem camelos. Na verdade eu só ví um camelo no Líbano. Fantasiado para tirar fotografia com turistas.

Em 1995, minha primeira vez lá, você via uma convivência pacífica entre as várias religiões - ainda uma maioria cristã, e muçulmanos. Lenços cobrindo cabelos de algumas mulheres e meninas de mini-saias e barriga de fora ...e todo o mundo de telefone celular na mão...coisa que aqui no Brasil acho que recém começava a surgir. Isso tudo após uma sangrenta guerra civil que durou 25 anos.

A verdade é que no caminho do aeroporto para o hotel já começei a me surpreender e pensar que a tal da globalização ( que ainda nem era falada) já estava por ali ...McDonalds puxando a fila...

MS Vagalumeando
Enviado por MS Vagalumeando em 28/01/2016
Código do texto: T5525854
Classificação de conteúdo: seguro