PENSE BEM, VOCÊ VIVE OU EXISTE?
Viver é bom? Tem seus encantos? Tem seus atrativos? Tem seus mistérios? Tem sua beleza? Tem,tem tudo isso e muito mais.
Viver como se diz, é um dom de Deus. Viver é sim um atrativo, e com raras exceções ninguém quer se desapegar dela, pelo contrário,quer continuar vivendo seja lá como for.
O alimento da vida é a a esperança daqueles que não tem nada o que esperar.
Ai que está o grande milagre da existência, tornar cada vez apegado a ela.
Quando falo de vida é a vida como um todo, não é só do ser humano,mas do animal e do vegetal. Dos três citados apenas o terceiro não chora, não berra,não lacrimeja,não pede socorro,não sente agonia, não treme quando vai morrer.
Dessa forma, a existência torna-se como algo dado,como uma coisa pré-estabelecida.
Os homens institucionalizaram as maravilhas do existir.
Mas o que é viver? Qual a diferença entre viver e existir?
Muitos intelectuais já escreveram, - poucas pessoas vivem, a maioria só existe. Não tem como contestar essa assertiva.
"É preciso viver, não existir" (Plutarco)
"Existir todos nós existimos. A partir do ventre de nossa mãe adquirimos existência. Estamos lá, membros,corpo, necessidades fisiológicas...Viver é mais do que existir. É sentir pulsar a vida a cada minuto, segundo. É tomar decisões, ariscar , cair, levantar e seguir adiante (...)
-"A vida é como uma enorme caixa vazia. Você sabe o que é obrigatório colocar nela , o que se pode deixar, e finalmente, o que se deve abrir mão (...)
-"Existir, é viver como nada. É como estar ali e não ter nenhum valor ,tendo medo de mudar algo do lugar. A definição de vida neste caso, é a influência exercida em tudo que se tem ao redor (...)"
(pesquisa - GOOGLE)
Então, a diferença entre existir e viver é a coragem de romper com as amarras das regras sociais, as instituições que nos imputam. Muitos se submetem aos dogmas religiosos,políticos,sociais levando-os a reprimir muitos dos seus desejos.
Pois bem, viver sempre foi e sempre será para poucos, porque ousadia é para os irreverentes. Mas mesmo só existindo a vida não deixa ter seus encantos para a maioria das pessoas.