OS EXEMPLOS DE CADA UM II

O assunto já exaustivamente enfocado pela mídia não queremos, ao mencioná-lo sermos repetitivos: quando uma figura atinge um lugar de destaque, não importando qual seja a sua atividade; deveria ter cautela redobrada em suas atitudes, pois qualquer deslize vira notícia nos meios de comunicação...

É provável que em nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, estejamos até que reprisando os pensamentos em que abordamos em comentários anteriores; “Privilégios” e Reflexões, (de 13/0l/p.p.) externando o clamor popular que algo não está correto nos procedimentos de vários políticos, em que, em tese, é uma atividade importantíssima, pois com suas atuações se aprimoram as Leis e foram livremente escolhidos pelo voto popular; terão condições plenas de aperfeiçoar e adequar as Leis e o Sistema Democrático, diante da dinâmica de um mundo em constantes modificações, exigindo dos legisladores permanentes desafios em atitudes para salvaguardar os interesses sociais, sempre acima de seus interesses pessoais.

Mas, infelizmente não é o que está acontecendo nestes últimos dias, com decisões que criam os “privilégios” de alguns, e não servem como regra a todos...

Alguns Governadores Estaduais que exerceram seus mandatos, durante poucos meses, são “aposentados”, com salários integrais, contrariando frontalmente os que pagam durante longos anos a Seguridade Social, e no final como “castigo”, tem um desconto em seu benefício pelo “Fator Previdenciário”, que é, a sua expectativa de vida, com descontos de 20 a 30% de seus benefícios ao longo de uma vida de trabalho...

Enquanto causa polêmica o novo Salário Mínimo, que teve um aumento de menos de 6% ; os digníssimos parlamentares tiveram um aumento de quase 62 em seus proventos; - acreditamos que não aí os reais problemas. -

Mas, sim nos procedimentos de alguns, nas normas de trabalho em se comparando a iniciativa particular; qual a empresa que aceitaria um empregado em não se mude para o seu local de trabalho; - convenhamos 4 anos para um Deputado Federal e 8 anos para um Senador, não são alguns meses...- que iniciasse a semana na terça feira e na quinta assinasse o ponto pela manhã e viajasse... (Foi o caso de recém empossado Deputado Federal do Rio de Janeiro; famoso ex-jogador de futebol de renome).

Provavelmente numa empresa normal este funcionário não seria mantido; caso repetisse estes procedimentos...

Falta a uma boa parte dos políticos: Ética, Cidadania; que ocupa um lugar de destaque deve primar pelos exemplos dignos acima de tudo...

Recordamo-nos que na metade dos anos 60, fomos prestar serviço militar na cidade do Rio de Janeiro, que na época era capital de Republica; na Polícia do Exercito, local em que fomos escolhidos para cumprir nosso dever cívico; lembramo-nos que na época dos exercícios de educação física; os instrutores oficiais sistematicamente executavam o mesmo exercício que nos exigiam numa demonstração eloquente que quando os exemplos veem de cima é bem aceitos por todos...

Tempos depois, quando retornamos a nossa cidade, entranhamos, quando vimos algumas dezenas de soldados correndo, e o “comandante” seguia de bicicleta...

Os exemplos devem vir cima, governantes aos governados; caso contrário prosseguirá vendo a “classe política”, com reservas, nos valores que deveriam fazer parte de seus mínimos atos: o coletivo acima do individual, mas, enfim, - como consolo. - há o adágio popular: “cada povo tem o governo que merece.”.

Até Quando?

Quando o voto não for obrigatório; não o exerce-lo impulsionado pelo protesto, pelo descaso, naqueles que foram outorgados por nos, para legislarem as Leis em nosso próprio nome: num sistema realmente democrático todos são iguais perante a Lei; com direitos e deveres e que a palavra “próximo”, alcance o seu real sentido; deste modo não haveria Leis que beneficiem alguns e que não poderiam servir de regras a todos...

A solidariedade, a justiça social, inevitavelmente fará parte da evolução dos povos, independentes de suas próprias convicções religiosas; eclodirá como um sentimento natural, do comportamento humano, pois acima de tudo haverá um despertamento para a prática das virtudes, aliadas à ética, cidadania, que fará parte dos atos de cada um independente das próprias funções que venham a exercer...

Curitiba, 8 de fevereiro de 2011-Reflexões do Cotidiano - Saul Hoje é 25 de janeiro de 2016 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/01/2016
Código do texto: T5522791
Classificação de conteúdo: seguro