O FAZENDEIRO E O CAIPIRA

Um fazendeirão ricaço do Sul foi passar alguns dias em férias no Nordeste, acompanhado da mulher, filhos e netos, buscando as belas praias do litoral cearense.

Enquanto a esposa e seus familiares curtiam as delicias da praia, os passeios de jangada, as peixadas e outras comidas típicas locais, ele saiu de carro com seu primogênito para o interior, em direção ao agreste.

Após rodar um bocado, ele parou junto à porteira de uma fazendola. Algumas vacas magras revolviam o capim seco, o que restou de um, outrora, pasto verdejante. Buzinou e lá vem um caboclinho trotando num jegue, aproximou-se da porteira e saudou respeitosamente o forasteiro:-

“- Bons dias, seu doutor! O que vosmicê deseja?” – indagou o rapazinho.

“- Bom dia, meu rapaz. Diga-me uma coisa, terra boa pra cultivo, não? Vocês já plantaram alguma coisa aqui?” – perguntou o fazendeiro.

“- Não, meu senhor!” – devolveu o caboclinho.

“- Feijão? Arroz?” – indagou o fazendeiro.

“- Não, meu senhor!” – falou o jovem.

“- Algodão? Café?” – insistiu o velho fazendeiro.

“- Não, nada disso, meu senhor? Tem que plantar?...” – retrucou o caipira.

“- Mas é claro! Plantando dá, não é mesmo, meu rapaz?” – finalizou o fazendeiro sulista.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 24/01/16

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 24/01/2016
Código do texto: T5521622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.