Carnaval Chikungunya

Confesso que fico cheiode dedos, acanhado e constrangido, por quase sempre ocupar este espaço com temas ligados apenas à minha Região, ao meu mundinho. Não que não aborde outros temas, mas priorizo o tal mundinho que fica na divisa do agreste com o sertão de Pernambuco. Mas que fazer, se não sei dominar minha indignação, se tenho que dividi-la, quem sabe, com alguns generosos leitores que lêem minhas maltraçadas?!!!! Vou, portanto, à arenga noturna.

A antiga revista semanal, "O Cruzeiro", tinha uma seção intitulada "O Impossível Acontece", era um sucesso, rivalizava com "O Amigo da Onça", de Péricles. Essa seção mostrava acontecimentos impossíveis mas reais.

Foi dessa coluna que me lembrei quando soube que Pesqueira vai realizar carnaval este ano. Ela realiza um dos melhores carnavais de Pernambuco. Então por que estou indignado com a realização este ano do carnaval? Por causa da epidemia de Chikungunya e Dengue que grassa na cidade. Vejam bem, até o final de dezembro Pesqueira registrou mil casos de Chikungunya, afora os dengue. Recife confirmou 1002. Pesquerira tem 65 mil habitantes, Recife um milhão e meio. Proporcionalmente à população, Pesqueira tem quase 22 vezes os casos de Chikungunya de Recife. Realizando o canaval vaiagravar a epidemia devido à sujeira, e resto de bebidas, os banheiros químicos, enfim, acúmulo de lixo e excesso de gente, problema que só trás perigo. Qualquer leigo sabe que realizar carnaval numa cidade que decretou estado de emergência porcausa da epidemiaé um contrasenso e uma temeridade.

E vão fazer o carnaval apresnrtando argumentos absurdos. O primeiro é a questão da verba da Fundarpe que não pode ser utilizda em outra finalidade. E também porque a prefeitura diz que o carnaval gera emprego e renda. Masanão fala quegera mais doença devido à epidemia. A justiça? Não se pronunciou, talvez não tenha sido provocada. E precisaria se é guardiã da lei e a cidade está sob estado de emergência? Isso bastaria para se pronunciar. Os médicos? A sociedade? Os religiosos? Ninguérm protesta.

Alguém que não conhece Pesqueira poderá argumentar que essa decisão de realizar carnaval apesar da epidemia pode ser consequência do prefeitonão entender de medicina. Só que o prefeito é médico. E médico há pelo menos uns 30 anos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/01/2016
Código do texto: T5520964
Classificação de conteúdo: seguro