ESCREVER AJUDA A ENFRENTAR OS DISSABORES DA VIDA

Falar por meio da escrita é, para muitos, algo muito difícil; para alguns, chega a parecer impossível. Para mim, entretanto não chega ao extremo do caos, mas também não me é tão fácil como parece a outros. Não sei, acho que cada um deve apresentar certo grau de dificuldade nessa arte, ou não.

A despeito de não me achar o tal nessa arte, este recurso expressivo tem sido, para mim, ultimamente um meio muito utilizado. Habituei-me a essa mania de desabafar-me escrevendo, é uma espécie de catarse. Antes me contentava com as simples leituras para fugir das minhas angústias, dos meus temores (não vou mencionar os nomes de meus demônios, pois são muitos e não há necessidade em evocá-los). Afinal, quem nunca foi pego por uma "fadigazinha", uma "angustiazinha" que seja? Às vezes até sem um motivo aparente, somos afetados.

Fato interessante é que há determinados momentos em que nos encontramos num estado de grande felicidade que chegamos a pensar que jamais seremos novamente acometidos pelo mal de outrora, e parece um absurdo alguém que está tão feliz ter sido capaz de desejar o seu próprio fim, por exemplo. Mas há outros em que o mundo nos parece ao avesso e tudo que ontem era bonito, hoje não passa de mero engano.

Nesses dias não sabemos o que fazer para melhorar as coisas ao nosso redor, nem o que fazer das nossas vidas. O nosso estado é tão ruim que pensamos até em piorarmos tudo, a fim de que tudo desabe e o fim chegue logo.

Comparo a vida a uma roda gigante. No girar desta, passamos por lugares belos, festivos, encontramos pessoas maravilhosas e queremos que aqueles momentos se eternizem. Tudo é muito lindo. A roda continua no seu girar perene, e aí passamos por locais obscuros, não distinguimos mais as coisas, apenas sombras, estas se transformam, enrobustecem-se, temos a impressão de que a qualquer momento seremos aniquilados por qualquer monstro vindo de qualquer direção. A roda parece emperrada. No meio desse abismo pensamos em nos jogar e acabar com essa aflição. Mas, cientes de que ela está a girar, somos capazes de suportar essa estação horrível, na expectativa de retornarmos às bonitas paisagens de outrora.

Nesses ambientes obscuros, a escrita, independentemente de qual gênero escolhemos nos expressar, é uma forte aliada quando desejamos a luz.

Daniel Pereira S
Enviado por Daniel Pereira S em 21/01/2016
Código do texto: T5518304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.