Inglaterra

Não sou admirador da Inglaterra, acho os ingleses uns chatos e pedantes, com aquela monarquia ridícula e uma pretensão da gota serena. Mas essa é uma impressão de leigo, não conheço a Inglaterra, anão ser pelos livros. Mas há algo que sempre admirei: o cumprimento das leis naquele país, os ingleses cumprem as leis à risca.

São também bons na culturae possuem outra grande qualidade: a peristência e a capacidade de luta, provada na Segunda Grande Guerra. Mas como todo sujeito matuto e quase inculto, havia outra conquista e exemplo da Inglaterra que eu simplesmente ignorava: lá a medicina não é um negócio, inexiste ocomércio da medicina, a asistência médica é igualitária para todos. Detalhe: funciona, não há meses de espera por exames e cirurgias, doentes pelos corredores dos hospitais. O atendimento é rápido, eficiente e gratuito, tanto faz um nobre como um plebeu, todos são atendidos do mesmo jeito.Mais: não existe médico rico. Mais um detalhe: um médico ganha apenas 20% a mais que um professor primário. Como soube disso? Simplesmente conversando com amigo que tem um parente médico na Inglaterra.

Outro ponto: esse sistema de saúde, o National Health System (NHS) foi criado há 70 anos. O nossos SUS foi criado baseado nele, mas não funciona porque no Brasil se dá prioriedade à mercatlização de medicina.

Uma pergunta não pode calar: se costumamos copiar tudo deruim do estrangeiro, por que nãocopiamos o quehá de bom? Devíamos ter vergonha na cara e exigir o mesmo sistema da Inglaterra acabando o comércio da medicina, fazendo com ela fosse de boa qualidade, eficiente e gratuita como é na Inglaterra. Repito: devíamos cruiar vergonha na cara, A saúde pública no Brasil é uma vergonha. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/01/2016
Código do texto: T5516698
Classificação de conteúdo: seguro