Cultivando a felicidade dia a dia

Terminado o mestrado, hora de voltar para o recanto. Que saudade!!! Hoje escolhi escrever sobre o que mais gosto de cultivar: a alegria ou felicidade. Como preferir.

Sempre temos escolha. Escolher ser feliz ou continuar na tristeza. Só depende de nós. Não é algo fácil escolher ser feliz, decidir estar sempre feliz diante dos problemas da vida e seus imprevistos. Estamos acostumados, desde a tenra idade, centrarmos na dor e passar efemeramente pelas coisas boas. No entanto, quando nos concentramos na dor para tirar algo de melhor, evoluir e ficar mais fortes, as tristezas passam a ter outro significado. Quando somos honestos conosco mesmos e percebemos que algo é fruto de nossas escolhas e decisões, a dor perde a força, pois sabemos que o preço, por maior que seja, é passageiro diante da eternidade da vida. Que coisa boa de entender.

Aquelas situações, pessoas, eventos, elogios que nos fazem bem são rápidas demais caso não mudamos nossa concepção de vida. Mas escolher ser feliz não é impossíve,embora exija disciplina. Não estou falando de conformismo. Estou falando de responsabilidade sobre o que sentimos dia a pós dia e do que fazemos para nos sentir desta forma. Estou falando da responsabilidade e do esforço muito grande para desviar pensamentos negativos, e assim, construir boas emoções. Um bom pensamento traz uma boa emoção e as boas emoções trazem coisas infinitamente boas.

Todos nós temos um guerreiro dentro de nós. Prontos para guerrear, para combater o bom combate que é conquista do que é nosso por natureza: a felicidade.

Há inúmeros caminhos para este guerreiro vencer: abrir os braços e declarar com firmeza os contrários de tudo que está empacando nosso desenvolvimento. Não é negar a dor, mas aplicar antídotos para ela perder forças. A doença é curada com remédios. A tristeza cura com o silêncio quando necessário, com a oração gritada ou silenciosa, com as falas diante do espelho, com frases positivas, com terapias, na companhia de amigos leais e fieis, com pessoas afins. Dar uma verdadeira surra na dor e tristeza é declarar aos quatro ventos que ela não tem poder sobre nós, que somos fortes e que temos o poder agora de diminui-la. Extirpá-las de nossas vidas através do cultivo diário da verdadeira alegria. Daquela alegria vinda de Deus Ser alegre todos os dias através da música, da leitura, de uma boa conversa, de um café quentinho na companhia de quem gostamos, de uma escrita caprichada sem compromisso de publicá-la, de sorrisos de graça, de bons dias, boa tarde, boa noite, Deus te abençoe, boa sorte, vá com Deus, que bom que você veio, obrigada, volte logo, estou com saudade, você é importante, vou rezar por você, você é inteligente, sua fala na palestra foi agradável, você fez um bom trabalho, não se preocupe tudo passa, você vencerá, etc. Tudo vale para se tornar mais alegre a cada dia. É o remédio certeiro para toda e qualquer dor.