ÀS VEZES É PRECISO VER O LADO BOM DO COTIDIANO...16h25min.

A consideramos como uma dileta filha*, alias, tem a idade de nossa filha mais velha; hoje está completando 53 anos; este ano irá fazer o quinto ano de medicina. Que não deixa de ser um desafio, voltar a estudar após mais de duas décadas exercendo a profissão de veterinária...

Seu saudoso pai, logo que se formou, começou a pagar a previdência social, mas por uma série de motivos, interrompeu as contribuições; comentamos sobre isto, as contribuições mensais não deixam de ser uma “poupança forçada”, é evidente que na maioria das vezes o “retorno” não é aquilo que esperávamos; mas há o ditado popular: O pouco com Deus é muito!

Conforme o combinado chegamos a sua casa às nove horas, optamos levá-la cm nosso carro, há um estacionamento praticamente do lado da INSS, chegamos, um pouco mais de nove horas; após “revistas”, nos dirigimos a uma fila, a princípio “assusta”, mas não deixa de ser um teste de paciência, nos foi entregue uma senha, que nos permitiu aguardarmos sentados...

Não demorou chegou sua vez, nos dirigimos ao clichê 3, solicitamente o funcionário deu toda atenção e orientações: com a simples apresentação do CPF e RG, localizou os pagamentos que seu pai fizera, foi no período de 1992 ao ano 2004, havia pouquíssimas “falhas” nestes doze anos; seria bom que completasse os pagamentos para deixar “fechado” este tempo; preencheu o modelo do carnê, que seria paga dali para frente;(com os valores a livre escolha) também já aproveitou e agendou para o Rio de Janeiro, numa agência perto de sua casa, (está fazendo a faculdade de medicina lá.) para o mês de março; quando completasse 60 teria 19 anos de contribuições, e com direito a aposentar-se por idade...

Quando uma “onda” de pessimismo “avassala” o nosso país, tudo está “errado”, nada está dando “certo”, também é preciso enaltecer as coisas positivas; ficamos contentes, a deixamos em sua casa; ao mesmo tempo não deixam de evidenciar o grande avanço da informática, quando apresentamos o CPF e a REG, há dados que “contam” a história da vida de cada um; podem ser “historias” boas e algumas nem tanto... 17h05min.

De nossa parte “missão” cumprida, mas com certeza, não estaremos “aqui” para ver o “desfecho” daqui a sete anos, pois quem já está com 74, jamais poderá “garantir” os 81...

*Denise

Curitiba, 19 de janeiro de 2016- Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip,net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/01/2016
Reeditado em 19/01/2016
Código do texto: T5516420
Classificação de conteúdo: seguro