Blablablá do clima

A convenção de Paris sobre o aquecimento global foi um mero blablablá, uma festa. A bem da verdade, como dizia Hemingway, Paris é uma Festa, mesmo depois dos atentados do EI. Continua uma festa.

As autoridades que dela participaram firmaram apenas uma carta de intenções e a promessa de doarem dinheiro a países mais pobres que sofrem com o aquecimento provocado pelos mais ricos. Em outras palavras, vão dar esmolas para enrolar os bestas, como se isso reduzisse a situação em que se encontra o planeta. Vejam bem, os combustíveis fósseis - petróleo, gás natural e carvão - vão continuar sendo queimados e não se tocou neles, neca de pitibiribas nesse ponto crucial, é tabu para o mercado e priu. A ministra do meio ambiente do Brasil, Izabela Teixeira, excitada, exclamou: "O acordo traz todos os pontos essenciais". Que pontos, cara-pálida? Como se fez isso se não se tocou nos combuistíveis fósseis que causam o efeito estufa? O ambientalista James Hansen foi direto ao ponto: "Enquanto os combuistíveis fósseis foram mais baratos eles continuarão a ser queimados". Em resumo: tudo vai depender da consciências das pessoas, elas que vão decidir se usam ou n~~ao usam exageradamente os combustíveis fósseis. Ora, esse livre arbítrio é uma piada, o povo, devido a cltura inscrustrada pelo mercado nnas mentes e corações, não está nem aí para o planneta.

Tratou-se, repito, de uma festa, uma armação para enganar algumas organizações e dar uma satisfação ao mundo, mas quem manda mesmo é o deus mercado e este está determinado a cabar o planeta. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/01/2016
Código do texto: T5513741
Classificação de conteúdo: seguro