MESMICE

Existem momentos em que parece que em nossas vidas nada muda, nossa rotina é sempre a mesma, trabalha, volta prá casa, assiste televisão,um filme, futebol. Durante este tempo mal conversamos com quem está no mesmo espaço físico que a gente. E quando o fazemos a conversa as vezes leva a momentos de tenção, com poucas alegrias, tudo é igual, nada muda. Nos fins de semana as vezes surge um passeio ou visita à casa de parentes ou dos parentes em nossa casa. Dia após dia, semana após semana, mês após mês é sempre a mesma MESMICE.

Com o tempo, encontramos um espaço nesta mesmice para procurar alguma coisa que dê prazer fora os poucos que temos no lugar onde moramos, com as pessoas com as quais moramos e muitas vezes isto pode nos levar a conhecer outras pessoas e, nestas outras pessoas conhecer algo novo, diferente do que estamos acostumados. Nos nossos dias, a Internet é um meio de comunicação com o qual podemos conhecer muitas pessoas, de todos os tipos e, muitas vezes a usamos com esta finalidade, é um meio simples, fácil e barato e, quando menos esperamos até conhecemos alguém interessante, mudando o foco dos nossos assuntos pois a outra pessoa, com certeza, também está passando por um processo semelhante em sua vida. O resultado é que acabamos nos envolvendo e este envolvimento nos leva a deixar as coisas que antes fazíamos negligenciando o que tínhamos por que muitas vezes nós mesmo nunca tentamos mudar a mesmice que havia em casa.

Muitas vezes tenho oportunidade de conviver e conversar com as mais diversas pessoas, maridos que tem uma amiga, esposas que tem um amigo e então percebo que quando eles falam deste novo amigo ou amiga, expõe coisas que poderiam ter exposto para a pessoa com a qual convivem, tem maridos que dizem que a mulher engordou, relaxou, que não cuida bem dele, que ela tem este ou aquele defeito. Em contra partida encontro mulheres na mesma direção em que o amigo sabe como falar com ela, trata-a com atenção, as vezes lhe dá uma lembrançinha só para vê-la sorrir. Ele percebe quando ela foi ao cabeleireiro, quando vestiu uma roupa nova e muitas vezes lhe diz que esta bonita. E fatalmente ela nunca ouviu o marido elogiar nem os ovos fritos do jeito que ele gosta.

Na realidade, a amiga sempre vai ter algo novo para conversar, estar cheirosa ou bonita quando ele a ver, ela não precisa ficar o dia inteiro cuidando de uma casa, de filhos, de lavar, passar, cozinhar e ainda, quando ele chegar em casa a comida estar do jeito que ele gosta. A amiga já está pronta para ele na hora que se veem. Com certeza ele acha que ela é totalmente o contrário da esposa, afinal de contas ela pode ficar horas só ouvindo ele falar sobre as mais insignificantes coisas que ela sempre estará disposta a ouvi-lo.

Da mesma forma, o amigo também é assim, sempre está pronto para ouvir a esposa, sempre está pronto para ajudar em uma pequena bobagem que ela deseja como o desejo de comer uma trufa, elegantemente ele está lá com seu doce preferido, prontinho para atender os seus desejos e quanto aos elogios, ele sempre a eloia. Claro, que, no momento em que se encontram ele não está suado depois de um dia de trabalho cansativo, de pegar uma condução onde os cheiros se misturam, de ter passado o dia todo com um chefe chato pegando no eu pé.

Mesmice leva a isso, o conhecimento de outras pessoas que, como não participam do dia a dia, podem falar sobre o que nós queremos ouvir. E quem não gosta de um colo, de alguém concordando com nossas bobagens, nossos sonhos absurdos de ter paz? Mesmice leva a isso, leva a irritação, a insatisfação, ao desamor.

Mas a realidade é que, depois dos primeiros meses juntos, já não fazemos coisas que fazíamos no inicio do relacionamento, não ligamos para dizer que estamos com saudade ou um simples "eu te amo". Esquecemos que, quando estamos juntos são faladas tantas coisas que uma simples ligação no meio do dia não vai fazer diferença por que quando estiver em casa nós falamos tudo, o que é uma mentira, ao chegar em casa a rotina do dia a dia, as crianças, o futebol ou a novela nos faz esquecer o que queríamos dizer. E agora, como mudar isso?

A melhor maneira de mudar a mesmice é deixar de fazer sempre o mesmo, puxa como fui óbvio e lógico. Mas esta é a verdade, há quanto tempo o marido não chega à casa com uma rosa, não precisa ser um buquê, mas apenas uma rosa, uma trufa? Ha quanto tempo a esposa não está pronta para receber o marido depois de um bom banho, com uma roupa provocante que fazia ele babar antes. Talvez não entre mais na roupa, e dai, improvisa-se é tão fácil improvisar um momento de sensualidade, mulheres são hábeis nisso. Deixa as crianças com a sogra, passem a noite fora de casa, vão para um lugar só para os dois onde não se deve falar de contas, dinheiro, crianças, gato, cachorro, papagaio ou periquito. Um momento só dos dois, de mais ninguém.

Há quanto tempo um não diz ao outro que o ama! Há quanto tempo os dois não fazem carinhos em um lugar diferente da casa ou de uma maneira diferente? Há quanto tempo os dois não procuram encontrar aquele fogo que os envolvia quando se viam?

Curioso como nos das de hoje as pessoas buscam encontrar fora de sua mesa a comida que pagam para comer lá fora. Eu sei, hoje é muito mais fácil, e agora vou dizer uma coisa irritante, ANTIGAMENTE, para pegar na mão era complicado, beijar então, levava um bom tempo, abraçar só se tivesse aquele chato daquele irmãozinho por perto, o chamado segura vela. Hoje, vejo meninas de 12, 13, 14 anos dizendo que pegaram o coleguinha e fizeram sexo como nós ANTIGAMENTE dizíamos, rapaz comprei um gibi novo na banca de jornais. Só para informar, gibi era o nome de revista em quadrinhos, hoje mais conhecidas como HQ.

Já sei o que você está pensando, estamos no Século XXI (21) eu sei, e dai? O amor não mudou, o respeitar a pessoa que convive conosco não mudou, o compreender um ao outro não mudou. Também sei que o apelo sexual de hoje é muito forte, a oferta é maior do que a procura, tornou-se banal alguém sair com outro alguém e fazerem sexo sem necessariamente se conhecerem primeiro, ninguém quer amar ninguém e tentar CONSTRUIR algo juntos,

O que nos leva a mesmice? Apenas a nossa vontade de fazer algo diferente que não temos coragem de falar com quem estamos convivendo. Pensem nisso, não deixa que a mesmice transforme quem mora com você em um inimigo para o resto de sua vida.