Remadores de Ben-Hur

Acho que Ben-Hur foi um dos melhores filmes a que assisti. A corrida das bigas ficou na história do cinema, e naquele tempo não tinha os efeitos especiais de hoje. A disputa de Juda com Massalas é inesquecível.

Mas o que lembro mais daquele filme, pasmem, é dos remadores, dos escravos acorrentados nos porões dos navios, remandoo e sofrendo. Mais: havia mesmo na realidade, na época, esses escravos remadores, passando a pão e água chicoteados costatemente para remar com mais força. Sempre pensei no que poderia levar um escravo a ser mater vivo sedo supkiciafo, maltratado, escravizado. Por que aão se suiicidavam e puham fim àquele martírio? Morrer seria auma opção muito melhor que aquele sofrimento. Só há uma resposta: é que eles tinham uma esperança, um sonho, fé. Era isso que os mantinha vivos. Na verdade os poderosos, mercadores, exércitos, religiosos (eram também coniventes com a escravidão) e todos os escravagistas podiam prender, acorrentar, escravizar, chicotear, mas não dominavam as mentes dos escravos.

Penso que todos precisamos da fé dos remadores de Ben-Hur, em qualquer circustância. A fé, a esperança e o sonho mantêm um homem vivo. Graças a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/01/2016
Código do texto: T5512426
Classificação de conteúdo: seguro