FLAGELOS DESTRUIDORES.

Comovem o nosso país os trágicos acontecimentos ocorridos na entrada do primeiro dia deste ano; * o tema é bastante complexo; o Planeta que nos da abrigo temporário, é semelhante a um organismo vivo em permanente mutações. Na nossa restrita visão material, temos a ilusão da estabilidade; na realidade é um agrupamento de átomos em movimentos cíclicos, atração e repulsão são o constante “trabalho” dos nêutrons e prótons que geram a aparente estabilidade do Universo que nos cerca...

Há repentinas mudanças, em que, de repente os seres humanos estão envolvidos; diversos fenômenos começam pelos mares, repercutem em ilhas, Continentes, causando o desenlace de centenas de vidas, sendo irmanados por uma provação coletiva, cujas causas na maioria das vezes, para a grande maioria são desconhecidas, a razão nos diz que diante das Leis Divinas; são inerentes as Leis de Causa e Efeito que estão se cumprindo, reunindo pessoas que passarão pelo mesmo tipo de provação, em função de comprometimentos de um passado recente ou remoto; mas necessário para eliminar arestas de sua caminhada evolutiva; restando aos que ficam o consolo que perderam a vestimenta física, mas o ser eterno continua prosseguindo a suas vivências, quem sabe agora libertos enfim das atitudes negativas em que foram envolvidos...

Quanto àquilo que ocorreu em algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro; acreditamos que daqui para frente haverá uma conscientização das Autoridades em tomar providências, alertando os riscos das populações, - que muitas vezes levados por necessidades. – constroem suas casas nas encostas dos morros; correndo sérios riscos, quando há chuvas fora do comum, pondo em risco suas próprias moradias e suas próprias vidas...

Neste caso compete as Autoridades Constituídas, darem efetivas orientações, com o parecer e os estudos do solo, alertar estes moradores sobre os riscos que estariam sujeitos; e até mesmo dando recursos para que novas moradias fossem construídas em outros locais; isto teria evitado para que não houvesse a dor que muitas famílias estão enfrentando no momento...

Muitos poderão afirmar que se trata de uma Provação Coletiva; entretanto, se, as casas não fossem construídas num local de risco, os trágicos acontecimentos poderiam ser evitados. Diferentes de outras situações que de repente tomam uma dimensão fora de controle, que são os diversos Flagelos Destruidores...

Restritas é nossa visão ao querermos avaliar os por quês dos sofrimentos; passado os acontecimentos, talvez fique a lição, para que efetivamente se tome providências; de orientação, até mesmo remoção, para que os fatos não se tornem a repetir, - se noticia que em 2002 ocorreu algo semelhante. - o Criador deu a cada um a inteligência; cabendo principalmente ao que de tem o mando do poder, o compromisso maior, para que medidas sejam tomadas, para estas tragédias anunciadas, possam em grande parte serem evitadas, pois desde que uma situação de risco se faça presente e nada foi feito, para que se evitasse a repetição destes fatos, que estão comovendo a sociedade brasileira, e que são diariamente enfocadas pela imprensa escrita e falada; onde podemos fazer a pergunta: Se tivessem tomadas medidas preventivas, a repetição destes acontecimentos poderiam ser evitados?

Para encerrar, lembramos que na vastíssima literatura espírita, a um romance, que no final traz um relato de um Flagelo Destruidor, a obra foi escrita pelo espírito de Emmanuel, psicografado pelo Médium-Missionário Francisco Cândido Xavier, - que neste ano se comemora os cem anos de seu renascimento. – quase no final do livro, há o relato do então Senador Romano Públio Lentules, - que é a mesma personagem. - os momentos que antecederam o seu desenlace; em que a cidade de Pompéia, ficou totalmente submersa, pelas lavas vulcânicas, perecendo praticamente quase a totalidade de seus habitantes desta cidade, isto ocorreu no ano 79 D.C.

Os vulcões, no caso o Vesúvio, funcionam como uma “panela de pressão”; um mecanismo, no momento em que altíssimas temperaturas das profundezas da Terra, precisam ter uma válvula de escape; se assim não fosse, as consequências seriam inimagináveis...

Finalizando, na noite de 26/10/2008, por intuição escrevemos sobre o mesmo tema:

Há ocasiões em que as forças da natureza parecem estar fora de controle, causando as catástrofes, ceifando vidas, deixando um rastro de destruição de difícil refazimento.

Por quê? Não adianta dizer que atitudes impensadas do próprio homem, poderiam ter colaborado para este envolvimento; neste momento somente a solidariedade de muitos, poderá amenizar o sofrimento daqueles que perderam tudo, e estão carentes de receberem meios para um novo recomeço a fim que deste modo à esperança retorne para um melhor amanhã...

Faltam-nos percepções para entender o âmago das causas dos problemas em si; ajudar agora é o mais importante para que se amenize a triste situação que envolve aqueles nossos irmãos, que dependem da somatória da união de esforços, para que a ajuda se faça hoje presente, aliado a oração, que em qualquer situação é benéfica.

Curitiba, 8 de janeiro de 2010 Reflexões do Cotidiano – Saul Na realidade hoje é 14 de janeiro de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/01/2016
Código do texto: T5510923
Classificação de conteúdo: seguro