Confiança

Na vida é importante cultuar e ser fiel à virtude da cofiança. Um homem que desdenha da cofiança e que ão professa essa virtude, é um homem pela metade. Na verdade, não é um homem. Quem quebra a confiança renuncia ao caráter. Detalhe: não discrimino, quando falo no homem estou englobando a mulher. E priu.

Tem mais: quando me refiro à confiança, estou falando de uma maneira geral e irrestrita: a confiança de cabo a rabo, em todos os ramos da atividade humana, não só na área do amor. Confiança em tudo. Quem trai a confiança nele depositada é um fraco que certamente vai evoluir na fraqueza e se transformar em canalha.

Vou avançar também um pouco num detalhe: se alguém por um motivo qualquer fesfaz uma amizade, a confiança até o momento da ruptura não pode se desfazer, tudo que até um esse dia era matéria de confiança na amizade não pode ser traído.

Compreendo que vivemos numa época que desdenha e descarta certos valores que sempre cosidrei imutáveis, mas no caso da confiança, se a anularem, o edifício da sociedade que já está bastante carcomido, vai com certeza ruir.

Vou finalizar esta arenga com uma frase de Brahms: "Quem perde a confiança não tem mais o que perder". É uma verdade abissal. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/01/2016
Código do texto: T5510234
Classificação de conteúdo: seguro