Enzo Faletto

A imprensa direitista faz um auê danado louvando a obra do chamdo príncipe dos sociólogos, FHC. Que ele é um grande mestre da sociologia e um intelectual é uma verdade inegável. Mas não tem o gabarito e nem o valor nacional e internacional de Caio Prado Júnior, Darci Ribeiro, Milton Santos, Raimundo Faooro, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire, Florestan Fernandes e outros. Comparado a esses a sua produção e valorb literários são acahadíssimos.

Há mais uma coisinha: o único livro de FHC que foi recohecido acional e internqacionalmente foi "Dependência e Desenvolvimento da América Latina", livro que aborda os problemas do nosso continente, analisando o fato de sermos apenas exportadores de matéria-prima, a ecessidade de se fiocar na substituição de importações etc e coisa e tal. Mas há um detalezinho: esse livro foi escito em parceria com o sociólogo chileno, Enzo Faletto. E há quem diga que Faletto foi mais decisivo na feitura do livro. Não se entende como nunca FHC cita o co-autor de seu único livro de sucesso, nem a imprensa, nem o seu instituto. Mistério....

Mas mesmo sendo um excelente livro ele foi dizimado por um clássico de Eduardo galeano, "As Veias Abertas da América Latina", livro que ainda é definitivo e que não pisa em ovos. Uma provinha é o seu final: "...A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa renascer, terá de começar por derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e mudança. Há aqueles que crêem que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens".

Quando FHC vai reconhecer o valoer de Faletto? Inté.

P.S. Falata também explicar o que afirmou Cerveró, que no seu governo houve uma proina de cem muilhões de d[olaes num negócio relativo à Petrobrás. E só descobriram isso que estava abafado devido a busca os papéis de Delcídio. O feitiço virou contra o feiticeiro. Se aceitam a palavra de Cerveró para atacar Lula, Dilma e o PT por que não se aceita quando é contgra FHC e seu governo? É phoda com ph como sedizia antigamente).

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/01/2016
Código do texto: T5509800
Classificação de conteúdo: seguro