OS QUE DENIGREM A IMAGEM DO ESPORTE...

Após o último encontro dos dois maiores times de futebol de nossa Capital, foi deixado um rastro de violência, destruição e de extremo vandalismo; além dos danos a ônibus, estação tubo, veículos particulares, e danos irreparáveis a integridade física; envolvendo facções das duas torcidas, com a notícia de falecimento de um jovem torcedor.

Aquilo que deveria se restringir a uma disputa esportiva, que no caso o futebol, alguém perde ou ganha, e poderá haver um empate para ambos.

Desde há algum tempo, uma parte dos torcedores tem um comportamento, com atitudes irracionais, fugindo ao bom senso, não pondo em prática os mínimos preceitos de civilidade; os nossos direitos terminam quando tolhemos o direito do nosso próximo; torcer livremente pelo time de sua preferência; se assim não fosse, não haveria razão para as disputas esportivas, isto parece ser óbvio, entretanto não está ocorrendo, não somente em nossa cidade, mas em várias Capitais brasileiras.

Quais seriam as causas destas atitudes tão negativas?

Agressões ao patrimônio alheio desrespeitam a própria vida dos semelhantes, simplesmente por usarem uma camisa com cores diferentes, se tornam “inimigos”, com comportamentos totalmente contrários aos mínimos preceitos Cristãos; respeitar a vida e o patrimônio, não importando a quem pertençam.

Talvez esteja na impunidade, com leis brandas que precisam urgentemente ser modificadas; chamando cada um a responsabilidade e ressarcimento aos danos provocados, sejam eles de qualquer ordem. Os próprios Clubes deveriam tomar atitudes, para solucioná-los, ou pelos menos diminuírem as proporções que alcançaram.

No passado, chegamos a ir a vários jogos, alguns que nos acompanhavam, torciam pelo time que não era de nossa preferência, isto, entretanto não era motivo de antipatias pessoas; mas tão somente desenvolvermos o espírito esportivo; o sol nasce para todos, nem sempre ganhamos e na derrota teremos que obrigatoriamente reconhecer os méritos de nossos “adversários”; A vida em si é um constante aprendizado, para que possamos desenvolver a compreensão, na “vitória” ou na “derrota”, o que isto somou para nos? Se hoje o nosso time está numa situação mais privilegiada e a amanhã?

Se formos solidários, poderemos receber em troca a mesma atitude daqueles que compartilham de nossa amizade, muito embora nem sempre sua preferência esportiva não se coadune com a nossa; que possamos em qualquer circunstância desenvolver o espírito esportivo; da tolerância, do entendimento em face de não termos as mesmas preferências esportivas... Curitiba, 27 de outubro de 2009 - Reflexões do Cotidiano - Hoje é 12 de janeiro de 2016; estes tristes fatos constantemente têm se repetido... http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/01/2016
Código do texto: T5509135
Classificação de conteúdo: seguro