Certo ou Errado?

Muito difícil saber quem esteja certo ou errado. Tal dilema persiste eternamente na mente dos povos.

A certeza de quem estará certo ou errado, dependerá exclusivamente da subjetividade de cada um. A interferência no assunto tomando partido de uma parte ou de outra acaba fatalmente, mascarando a realidade dos fatos.

Na tentativa de elaborar uma análise superficial sobre o que seja certo ou errado, poderíamos chegar a algumas conclusões sobre o polêmico tema.

Entendemos que o certo, bem como o errado, só pode ser encontrado nos cálculos matemáticos, onde ao calcular dois mais dois, sempre será quatro em qualquer parte do mundo; se somarmos dois mais dois e o resultado for cinco, certamente, estará errado.

Fora da lógica matemática será muito difícil afirmar com convicção, que alguém estaria certo ou errado, pois o questionamento do assunto é feito sob influência da parcialidade subjetiva do indivíduo, o qual procurará sempre defender a sua verdade, ou o errado do próximo, ignorando as “verdades” dos outros.

Tanto o indivíduo A, como o indivíduo B, poderão sustentar opiniões contrárias sobre um mesmo assunto e mesmo assim, estarem certos, segundo suas razões, ou ângulo de visão e análise do tema.

Numa discussão onde se expõem opiniões contrárias, dificilmente, chegarão num acordo, se permanecerem irredutíveis, isto porque cada um estará enxergando o problema em pauta pelo seu ângulo de visão, jamais se colocando do lado oposto. Neste caso, o melhor a fazer é cada um tomar o seu rumo e meditar melhor sobre o ponto de vista do outro.

Assim, resguardadas as devidas proporções, pode-se dizer que ninguém está totalmente errado ou absolutamente, certo, mas todos estão certos e errados dependendo do ângulo de visão de cada um.

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 03/07/2007
Reeditado em 03/07/2007
Código do texto: T550855