O COTIDIANO NO FINANCEIRO...

As Reflexões do Cotidiano também nos remetem ao passado e é um comportamento inerente a todos nós...

No dia 14 foi noticiado de modo sucinto, que sairia uma correção de salários dos aposentados, não nos inteiramos de maiores detalhes e achando que também poderíamos estar dentre os “beneficiados”; um companheiro de trabalhos de estudos semanais, Izael, ficou de adquirir a edição do Jornal Gazeta do Povo, - o mais antigo e tradicional do nosso Estado e que foi fundado em 1.919. - que trazia detalhadamente a notícia e gentilmente ficou de levá-lo a nos na próxima semana...

Em decorrência de nossa normal curiosidade não resistimos esperar até a próxima quarta feira e consultamos através da Internet a edição de 14 de julho próximo passado, e acabamos nos inteirando do assunto, quando tivemos conhecimento de que não nos enquadrávamos dentre os que, teriam suas revisões salariais; se referiam a certo período daqueles que contribuíram pelo teto máximo e por ordem do Supremo Tribunal teriam seus valores corrigidos...

Hoje, é difícil aos que se aposentaram em anos anteriores terem um parâmetro comparativo; se, o que recebem hoje corresponde ao que começaram a receber quando se aposentaram; durante certo período do Plano Real o Real tinha paridade com o Dólar, desde a muito não tem; o próprio Salário Mínimo, que sempre serviu de comparação, teve nos oito anos da gestão do Presidente Lula, índice de reajuste acima da inflação e prossegue, com justa razão na atual sucessora, pois melhora o poder aquisitivo dos que ganham menos e daqueles que não puderam fazer contribuições acima do valor mínimo, isto beneficia a grande maioria dos aposentados que se encaixam neste valor. - os que contribuíram com valores acima tendo como base o salário mínimo, estão difíceis fazer comparações se o que recebem corresponde ao que contribuíram; no nosso caso, durante os últimos 24 anos de contribuição foi pelo valor de cinco salários mínimos; * eventualmente houve períodos, em foi pelo salário referência, que somados eram valores um pouco menos que os cinco salários mínimos, tudo dentro da lei vigente; em resumo quando aposentamos equivaliam há um pouco mais de quatro salários mínimos, hoje não recebemos dois; o que nos deixa dúvidas quanto a este valor. - o que levam a grande maioria dos que se aposentou a procurarem uma atividade para completarem sua renda, isto falamos em tese, e aqueles que não dispõem de saúde?

Se já estivéssemos vivendo numa sociedade mais solidária, que, os recursos do Estado fossem aplicados para o bem comum; Saúde, Educação, moradia digna, Segurança Pública e que a Ética, não fosse uma exceção, mas sim uma atitude normal em todos os níveis de nossos dirigentes; certamente a Educação, pela sua abrangência reflete ria com certeza no último item que mencionamos, pois os danosos reflexos afligem as famílias; é na maioria das vezes em decorrência de lares desestrurados, em que a Educação alia os insubstituíveis princípios da Ética: os meus direitos terminam onde começa o do meu próximo; mesmo diante deste quadro não animador, - em muitas ocasiões. - daqueles que estão em posição de destaque no desempenho de um cargo público e procuram tirar vantagens pessoais, em função de não terem agregado dentro de si, os princípios da Ética que refletiriam ao próprio sentimento de religiosidade, esquecidos que tudo passa e os “valores” reais não são estes que levaremos conosco, os imperecíveis valores que somamos: o bem que realizamos com desprendimentos dos bens transitórios que não deveriam ser “metas” de nossa finita existência terrena de conquistas de todos os dias de nossas vidas, mas sim, aos valores eternos; este que “a traça e a ferrugem nada consomem”. Palavras de Jesus.

*O nosso protocolo de entrada foi feito na data de 12 de dezembro de 1.996, e o salário mínimo na época era de R$ 112,00; por questões burocráticas, a concessão somente veio em 04/02/ 98; - no início da segunda quinzena do mês de janeiro deste mesmo ano, prestávamos serviço no Atendimento Fraterno de uma instituição espírita de Curitiba; quando atendemos uma senhora, (pela ficha ficamos sabendo que era funcionária do INSS), no final do nosso atendimento, ao nos despedirmos comentamos que déramos entrada em nossa aposentadoria e que já haviam se passado 13 meses; disse-nos então que embora estivesse de férias, fazia questão de ir averiguar o que estava ocorrendo, gentilmente nos deu o telefone de sua residência, para que informássemos o número do protocolo de entrada; esquecemos o assunto e passado duas semana, estávamos atendendo uma farmácia, (conseguiu o telefone com a esposa e fazia questão de nos informar com estas palavras):” Senhor Walmor quem tem padrinho não morre pagão”, o senhor já está aposentado. - com os pagamentos dos meses retroativos a data em que foi dada a entrada, portanto com a demora de quase quatorze meses; situação diferente de hoje que é quase que imediata, desde que se cumpram às normas exigidas. Nos nossos cálculos teríamos completado 36 anos e sete meses; porém, não conseguimos “provar”, quatro anos de recolhimento como empregador, o que diminuiu o nosso valor para somente 82% do valor total que teríamos direito. Apesar deste pequeno contratempo, não nos queixamos, pois continuamos em atividade, divulgando as “Gotinhas da Saúde”, somando isto à renda da esposa, nos dá uma relativa tranqüilidade ao “Cotidiano Financeiro”, pois o que pesa num orçamento familiar é o pagamento de aluguel, que felizmente não é o nosso caso e nossas três filhas não dependem de nos, assumiram suas próprias vidas; competindo tão somente a nós manter o vínculo salutar da família, que devem prevalecer acima de qualquer circunstância.

Hoje, nossas Reflexões do Cotidiano, saíram um pouco do habitual; provando, porém, que somos seres humanos, com problemas existenciais comum a todos, mas pelo muito que Deus nos tem ofertado, possuem valores relativos que não afetam o nosso comportamento e a paz de nossa consciência pelas dádivas que recebemos diariamente.

Curitiba, 23 de julho de 2.011 - Reflexões do Cotidiano - Saul Hoje é 11 de janeiro de 2016 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/01/2016
Código do texto: T5507224
Classificação de conteúdo: seguro